Santos anuncia Alexandre Mattos apostando em reformulação; saiba detalhes Dirigente jÔ vinha negociando e foi oficializado nesta quinta-feira

O Santos oficializou, nesta quinta-feira, 05, a contratação de Alexandre Mattos como novo executivo de futebol do clube. O dirigente, que estava no Cruzeiro, onde exercia a função de CEO de futebol, assume o posto deixado por Pedro Martins, que pediu demissĆ£o na Ćŗltima semana. Apesar da diferenƧa na nomenclatura do cargo ā agora como executivo, e nĆ£o mais CEO ā Mattos chega com a missĆ£o de liderar o departamento de futebol do Peixe.
Alexandre Mattos tem um currĆculo extenso e vitorioso no futebol brasileiro. Passou por clubes como Palmeiras, AtlĆ©tico-MG, Athletico-PR, AmĆ©rica-MG, Vasco e Cruzeiro. Como executivo, soma quatro tĆtulos do Campeonato Brasileiro ā dois com o Palmeiras (2016 e 2018) e dois com o Cruzeiro (2013 e 2014).
ReforƧos na mira
Reconhecido pelo perfil arrojado no mercado, Mattos Ć© visto como peƧa-chave para o sucesso do Santos na próxima janela de transferĆŖncias. AliĆ”s, a diretoria santista entende que o momento exige acertos precisos em saĆdas e chegadas de jogadores, e aposta na experiĆŖncia do dirigente para conduzir uma readequação eficaz do elenco.
A expectativa é de que o clube busque pelo menos quatro reforços no mercado. Dois nomes devem ser voltados para o meio-campo e o ataque, enquanto outros dois reforços são esperados para o setor defensivo. Com a chegada de Mattos, o planejamento deve ganhar mais corpo nas próximas semanas.
Passagem recente pelo Cruzeiro
No Cruzeiro, sua passagem mais recente, Mattos foi o primeiro nome anunciado pela gestĆ£o de Pedro LourenƧo após a aquisição da SAF, em maio de 2023. AliĆ”s, durante o perĆodo, liderou investimentos que somaram cerca de R$ 200 milhƵes em contrataƧƵes. Chegaram ao clube nomes de peso, como o goleiro CĆ”ssio e os volantes Matheus Henrique e Walace, alĆ©m de jovens promessas como Jonathan Jesus, Lautaro DĆaz e Peralta.
Nos últimos meses, porém, o dirigente havia perdido protagonismo no comando do futebol da Raposa. As decisões vinham sendo tomadas majoritariamente por Pedro Júnior, filho de Pedro Lourenço e vice-presidente do clube, ao lado do técnico Leonardo Jardim.
Agora, no litoral paulista, Alexandre Mattos reencontra um cenĆ”rio desafiador. Mas, com histórico de tĆtulos e grandes contrataƧƵes, o novo executivo chega ao Santos com a missĆ£o de recolocar o clube no caminho das vitórias.