Santos, Barcelona, PSG, Al-Hilal e Seleção Brasileira: relembre a carreira de Neymar
O Santos confirmou o retorno do atacante Neymar, que foi apresentado oficialmente como o novo reforço da equipe para a temporada. O craque de 32 anos fechou contrato até junho deste ano e retorna ao Brasil depois de uma longa passagem no futebol europeu.
A Agência RTI Esporte relembra como foi a carreira de Neymar até esse momento e como o jogador braisleiro conseguiu se consolidar como um dos mais importantes jogadores de futebol da atualidade.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Antes de mais nada é importante lembrar que Neymar já vinha se destacando pelo Santos ainda nas categorias de base. Tanto que a estreia profissional veio com apenas 17 anos, em 2009. Desde o começo de sua passagem pelo clube, Neymar já se consolidou como titular.
Além de conquistar três vezes seguidas o Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012), Neymar também foi campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores pelo Santos, se transformando no principal nome daquela importante geração formada pelo Santos. Individualmente, o atacante também recebeu o prêmio Puskás de gol mais bonito do mundo.
Negociado com o Barcelona, Neymar chegou ao futebol europeu na temporada 2013/14 e também sempre se consolidou na equipe principal. A melhor temporada foi no ano seguinte, quando disputou 51 jogos, marcou 39 gols e deu sete assistências.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
No clube catalão, Neymar ainda formou um trio ofensivo com Lionel Messi e Luis Suárez, considerado até hoje como um dos trios mais importantes da história do futebol. Nesse ínterim, Neymar já era o grande nome da Seleção Brasileira e havia conquistado a Copa das Confederações, em 2013.
Após ter conquistado as principais taças pelo Barcelona, incluindo a Liga dos Campeões, Neymar foi negociado com o Paris Saint-Germain naquela que é, até hoje, a negociação mais cara da história do futebol. O impacto do jogador brasileiro para o time francês não chegou ao que se esperava e Neymar acabou sofrendo com muitas lesões.
A melhor temporada foi justamente a primeiar, quando Neymar marcou 28 gols e deu 17 assistências em 30 jogos. No PSG, o brasileiro teve problemas com alguns companheiros de equipe como Edinson Cavani e Kylian Mbappé. No clube, Neymar ainda voltou a jogar ao lado de Messi, mas a dupla já não deu tanto certo como anteriormente.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Desde a temporada 2023/24, Neymar estava no Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas também sofreu com muitos problemas físicos e passou um período maior se recuperando de lesões do que em campo. Pelo Al-Hilal foram apenas sete jogos disputados, um gol marcado e duas assistências.
Por fim, a chegada ao Santos é uma tentativa de recuperar o bom futebol que o consolidou dentro do esporte. Neymar ainda não tem data para estrear pelo clube, mas vai começar os trabalhos para ter condições de entrar em campo.