O técnico Cléber Xavier não resistiu à goleada sofrida para o Vasco neste domingo, 17, no Morumbis, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma atuação muito irregular, o Peixe foi facilmente superado pelo Vasco, que venceu pelo placar de 6 a 0. A goleada jogou ainda mais pressão sobre Cléber Xavier, que já vinha balançando no cargo. Assim, a diretoria do Santos confirmou a demissão do treinador logo após a partida.
Cléber Xavier vinha atravessando um momento conturbado no comando do Santos e a pressão sobre o treinador começou em maio, quando a equipe foi eliminada pelo CRB em jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil. Após isso, a equipe conseguiu vitórias importantes sobre Fortaleza, Flamengo, Juventude e Cruzeiro. Os resultados deram sobrevida a Cléber Xavier.
No entanto, a atuação ruim diante do Vasco, a dificuldade de reação e o placar de goleada acabaram contando contra o treinador. Do mesmo modo, Cléber Xavier tomou atitudes consideradas equivocadas, principalmente no sentido de demorar a mexer e alterar a postura do Santos dentro de campo.
Ainda durante o jogo, a torcida do Santos fez inúmeros protestos, sendo que o mais simbólico foi quando torcedores viraram de costas para o campo e permaneceram assim até o final do jogo. Alguns deixaram o Morumbis mais cedo e outros passaram a gritar “olé” a cada toque de bola do Vasco. Os torcedores ainda cantaram o nome do técnico Jorge Sampaoli, um dos indicados a assumir o cargo.
Cléber Xavier no Santos
Cléber Xavier chegou ao Santos no final de abril e comandou a equipe em 15 partidas. Foram cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas. Com o ex-auxiliar técnico de Tite no comando, o Santos passou, no máximo, três partidas sem perder. Isso aconteceu entre o final de julho e o começo de agosto.
Justamente em um momento que a equipe parecia conseguir uma reação com o treinador, veio a goleada para o Vasco e que selou a passagem de Cléber Xavier pelo clube. Por fim, o Santos vai anunciar o novo comandante nos próximos dias.


