Antes de mais nada, o Santos recebeu uma proposta oficial do Feyenoord, da Holanda, pelo lateral-esquerdo Souza. O jogador de 19 anos é um dos principais ativos e possui contrato com o Alvinegro Praiano até dezembro de 2028.
A Agência RTI Esporte apurou que o valor oferecido foi de 12 milhões de euros (R$ 76,2 milhões, na cotação atual). No entanto, a diretoria do clube paulista recusou o montante e estabeleceu que só abre negociação a partir de 15 milhões de euros (R$ 90 milhões).
A negociação não é simples. O Santos não detém 100% dos direitos econômicos do jogador, fator que exige cálculo minucioso sobre a distribuição dos valores em caso de venda. Ainda assim, o alto comando alvinegro pretende segurar o atleta ao menos até o fim da temporada.
O Santos entende que vender Souza agora seria arriscado, diante da luta do clube para se estabilizar na competição nacional. O jogador é considerado peça importante no time comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda para a sequência da temporada.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Feyenoord enfrenta concorrência por Souza. Isso porque clubes da Espanha, França e da Itália já manifestaram interesse informal ao empresário do jogador, Giuliano Bertolucci, da Bertolucci Sports.
Internamente, o Santos projeta que a saída só ocorrerá em condições favoráveis e sem comprometer o planejamento esportivo. Se depender do clube, a negociação só voltará à mesa em 2026, mas os próximos capítulos ainda dependem da insistência dos europeus.
A diretoria santista acredita que, caso mantenha o atleta até dezembro, terá mais poder de barganha. O desempenho do lateral na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro pode elevar o preço, especialmente diante da possibilidade de novas propostas do exterior.
Qual o valor da multa rescisória de Souza no Santos?
Antes de tudo, João Victor de Souza Menezes, o Souza, surgiu para o futebol nas categorias de base do Santos. Apesar de ter sido alvo de clubes europeus como Barcelona e Chelsea no começo de 2025, a diretoria conseguiu mantê-lo na Vila Belmiro.
Nesta temporada, ele disputou 16 partidas, até o momento, com a camisa alvinegra. Ao todo, foram 11 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, um na Copa do Brasil e quatro no Campeonato Paulista. Além disso, totalizou 1.034 minutos em campo.




