Santos sonda Rafinha Alcântara, mas alto salário pode dificultar negociação
Na linha do pensamento de que será necessário buscar “oportunidades de mercado”, a diretoria do Santos buscou informações sobre o meia Rafinha Alcântara, que está livre no mercado da bola após deixar o Al-Arabi, do Catar, em junho de 2024.
A Agência RTI Esporte apurou que o Alvinegro Praiano faz apenas uma sondagem. Não há, portanto, proposta oficial pelo jogador. Mas Giuliano Bertolucci, empresário do jogador, demonstra uma boa vontade em fazê-lo atuar pelo Santos.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A diretoria alvinegra trata o retorno ao futebol brasileiro como possibilidade real. O agente, é bom lembrar, foi quem levou o atacante Willian ao Corinthians em 2021 e quem acertou a ida do meia Philippe Coutinho para o Vasco, em 2024.
Aos 31 anos, Rafinha Alcântara é, segundo duas fontes ligadas ao departamento de futebol do Peixe, “um jogador diferenciado que mudaria o patamar do Santos“. Só que os parâmetros econômicos para que uma operação desse porte ocorra não parecem ser favoráveis.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Ainda segundo apurou a reportagem, Rafinha Alcântara ganhava R$ 2,5 milhões no Al-Arabi. O valor, portanto, foge da realidade financeira do Santos. A diretoria se articula nos bastidores para encontrar parceiros dispostos a participar do projeto.
Mesmo assim, mesmo que Rafinha Alcântara tope reduzir seus vencimentos, a conta pode ficar cara. Isso porque o clube teria de compensá-lo com outras contrapartidas financeiras como, por exemplo, luvas altas que seriam diluídas ao longo do contrato.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Rafinha Alcântara está disponível no mercado da bola desde maio de 2025, quando deixou o Al-Arabi. Desde então, tem mantido a forma física com a ajuda de uma equipe multidisciplinar. Ele está na Espanha, onde tem residência fixa, onde aguarda uma posição de seu agente.
Logo após deixar a equipe qatari, o meio-campista chegou a ter seu nome ligado a uma possível transferência para Flamengo e Vasco. Os clubes chegaram a conversar com o estafe do jogador em momentos distintos. Porém, não conseguiram um acordo para viabilizar a negociação.
Cria das divisões de base do Flamengo, Rafinha Alcântara terminou sua formação no Barcelona. Atuou pelo profissionalmente pelo clube espanhol de 2010 a 2019. Além disso, passou por Celta de Vigo, Internazionale, Paris Saint-Germain e Real Sociedad. Em junho de 2022, mudou-se para o Catar onde atuou pelo Al-Arabi.