São Paulo libera promessa da base para Grécia e mantém porcentagem sobre o jogador

Antes de mais nada, o São Paulo não tem mais a joia Matheus Zanella em sua categoria de base. Após completar 10 anos no último dia 6 de agosto, o jogador abriu a possibilidade de deixar o clube como Agente Livre. E já acertou com uma nova equipe: o Makedonikos, da Grécia.
A Agência RTI Esporte apurou que a diretoria tricolor tentou manter o vínculo com o jogador até o final do contrato, porém os esforços não foram suficientes. Isso porque Matheus Zanella não demonstrou interesse em estender seu vínculo com o São Paulo.
O lateral-esquerdo viajou nesta quinta-feira, 12, para Neapoli, na Grécia. O anuncio será feito nas próximas horas pelo clube. A contratação ainda não foi divulgada porque o jogador precisa ser aprovado nos exames médicos e testes físicos.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Matheus Zanella tinha contrato com o São Paulo até dezembro de 2025. Como o clube demorou para procura-lo, o jogador começou a ouvir ofertas de equipes interessadas no mercado da bola. Nesse meio tempo, equipes da Espanha, França e Portugal fizeram contrato com o estafe do jogador.
Ainda segundo apurou a reportagem, o São Paulo conseguiu manter 30% dos direitos econômicos do jogador visando negociação futura. A princípio, o contrato com o Makedonikos é valido até junho de 2026. O acordo prevê, inclusive, a extensão do vínculo por mais um ano.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
À primeira vista, a saída já era esperada pelos representantes do atleta. Antes de liberar o atacante, o São Paulo recebeu sondagens do AC Ajaccio, da França e do Penafiel, de Portugal, no começo da temporada. Ambas as tratativas, porém, não tiveram um final feliz.
O Coritiba também mostrou grande interesse em ter Matheus Zanella por empréstimo na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas a proposta do Coxa previa que o São Paulo pagasse a metade dos salários do jogador. Diante disso, não houve desfecho positivo.
Na atual temporada, a revelação tricolor disputou apenas duas partidas pela equipe Sub-20 do Soberano. Ele, nesse ínterim, acabou sendo utilizado somente em um jogo do Campeonato Brasileiro e outro do Paulista. Nesse meio tempo, totalizou 118 minutos, não fez gols e nem assistências.