A Seleção Brasileira feminina fechou o ano com uma exibição dominante. Assim, o Brasil goleou Portugal por 5 a 0, em amistoso preparatório para as Eliminatórias Europeias do Mundial Feminino de 2027 por parte das portuguesas. A partida marcou um contraste evidente em relação ao desempenho irregular diante da Noruega, quando a equipe foi derrotada por 3 a 1.
O jogo começou em ritmo intenso. Logo no primeiro minuto, Gabi Zanotti abriu o placar. A pressão brasileira seguiu forte e resultou no 2 a 0 marcado por Ludmila aos 17 minutos. Ainda na primeira etapa, Dudinha ampliou para 3 a 0, refletindo a superioridade técnica e física da Amarelinha. No segundo tempo, Isabela fez o quarto gol aos 73 minutos, e Bia Zaneratto fechou a goleada de pênalti, aos 90.
Porém, apesar da má atuação contra a Noruega, o Brasil mostrou consistência nos confrontos recentes diante de seleções europeias. Antes desses dois amistosos, a equipe já havia vencido a Itália por 1 a 0 e derrotado a Inglaterra por 2 a 1 em partidas realizadas em outubro. Consequentemente, os resultados reforçam a evolução da equipe, que busca consolidar seu modelo de jogo sob o comando de Arthur Elias.
“Vamos ser melhores até à Copa do Mundo”, promete o treinador
Após a partida, o técnico destacou o crescimento coletivo: “Balanço extremamente positivo. Este ano foi mais consistente, temos uma identidade cada vez mais forte e foi bom acabar o ano com alegria”, afirmou. Ele sublinhou também a maturação tática da equipe. “Queremos impor o nosso jogo desde o início e temos confiança para mudar o sistema tático. Não estamos prontos para a Copa do Mundo porque vamos ser melhores até lá”, completou.
Nesse sentido, a zagueira Tarciane também celebrou o momento no final da partida: “Jogar aqui é quando fico mais feliz, parece sempre a primeira vez. Todas sonhamos em jogar a Copa do Mundo e tenho certeza de que, se começasse amanhã, já estaríamos preparadas”, afirmou a jogadora do Olympique Lyonnais que cumpriu o 26º jogo com a camisa da Seleção.
Por fim, com a goleada em Aveiro, a Amarelinha encerra o ano em alta e reforça o caminho de preparação para a Copa do Mundo de 2027 que será, precisamente, disputada no Brasil.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal


