Silvio Santos: Vasco estampou marca do SBT para afrontar a Globo; relembre
Neste sábado, 17, Silvio Santos, apresentador e proprietário da SBT, faleceu aos 93 anos. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa da emissora. Torcedor do Fluminense, o empresário viu o nome da sua emissra estampar a camisa de outro clube: o Vasco.
Eurico Miranda, que presidiu o Vasco em duas ocasiões, já foi desafiado pela TV Globo em várias ocasiões. Porém, ele abordou a emissora carioca de uma maneira totalmente diferente, contribuindo para a história do futebol brasileiro nos anos 2000.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A peça foi usada pela primeira vez em 2001. Além disso, isso dá origem a um grande número de discussões. São Caetano e Vasco da Gama eram os finalistas. O jogo de ida terminou empatado por 1 a 1, mas o jogo de volta foi interrompido depois que o alambrado da casa vascaína desabou.
Apesar dos 168 feridos, Eurico Miranda, o líder, insistia em retomar a partida. A TV Globo, que transmitia a final, recebeu críticas negativas. insatisfeita com a forma como o evento foi divulgado e com a demora na tomada daquela decisão.
Só em 2001 seria realizada a conclusão final. em 18 de janeiro e no Parque do Maracanã. Na véspera, os funcionários da TV Globo sabiam que Eurico Miranda estava planejando algo; no entanto, quando o Vasco apareceu com o logotipo do canal rival, o SBT, mesmo sem receber nada em troca, todos ficaram surpresos.
O Cruz-Maltino trocou a marca de sabão em pó Ace por causa de sua rivalidade com a Globo. Em outras palavras, Eurico Miranda foi o autor pessoal de uma peça que, com o passar dos anos, se tornou um Santo Sudário para os colecionadores de peças de futebol.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Em jogo, O Vasco venceu por 3 a 1 e ficou com a taça. Os jogadores que marcaram o primeiro gol (Jorginho Paulista e Romário completaram para a equipe carioca) e Adãozinho diminuiu para o São Caetano ficaram surpresos quando chegaram ao vestiário e viram aquela camisa, disse Juninho Pernambucano.
“A gente chegou no vestiário e o uniforme estava lá pronto. Nós não temos nada a ver com isso, fica até complicado fazer qualquer comentário. Nós ficamos brincando com a situação, alguns jogadores ficaram imitando o Silvio Santos no vestiário”, revelou Juninho Pernambucano em entrevista realizada no ano de 2001 para a revista Placar.
Participação polêmica em programa no SBT
Eurico Miranda criticou Galvão Bueno no Programa Raul Gil daquele ano e no quadro “Pra Quem Você Tira o Chapéu”. Ele também acusou a TV Globo de distorcer as imagens do acidente ocorrido durante a Copa João Havelange em São Januário.
“Quando a Globo manipulou aquelas imagens do acidente de São Januário, porque a fita que eu tenho gravada do seu Galvão Bueno dizia que a posição que todos tinham que assumir era a do Eurico Miranda, que só se interessava em cuidar dos feridos”, disse antes de prosseguir:
“Depois, eles fizeram uma montagem. Quando receberam uma ordem, porque a novela se aproximava e não podia mais ter jogo de futebol, eles mudaram o discurso. Mas ele não podia concordar com a manipulação de imagens“, acusou Eurico Miranda no SBT.