Sindicato de Atletas SP avança em diálogo com a FIFA por proteção a jogadores

Sindicato dos atletas de SP teve reunião com a FIFA

Fifa e sindicato

O Sindicato de Atletas de São Paulo fortaleceu sua presença internacional com mais um importante passo em sua atuação por melhores condições aos profissionais do futebol. Em nova reunião com Gianni Infantino, presidente da FIFA, a entidade brasileira deu sequência às negociações iniciadas anteriormente com a organização máxima do futebol mundial. O encontro ocorreu na sede da FIFA, em Nova Iorque. Aliás, contou também com a participação do Secretário Geral Mattias Grafström, segunda autoridade na hierarquia da entidade.

Aliás, representado pelo presidente Rinaldo Martorelli e pelo coordenador jurídico Guilherme Martorelli, o sindicato levou à pauta temas essenciais ligados à saúde dos atletas, tanto homens quanto mulheres. Assim, as propostas seguem princípios estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), especialmente no que diz respeito à prevenção de riscos ocupacionais.

Proteção à saúde e direitos fundamentais dos jogadores

“Como já havia sido combinado, voltamos aos Estados Unidos para dar continuidade à reunião que começou a pôr em prática a intenção de estabelecer normas que possam proteger o futebol e equilibrar a relação de trabalho e a saúde do jogador”, afirmou Rinaldo Martorelli, único representante sindical da América do Sul presente na reunião.

Aliás, durante o encontro, Infantino anunciou a criação de um grupo de trabalho com representantes de jogadores do Brasil, Espanha, México e Suíça. Desse modo, a proposta é desenvolver diretrizes que assegurem aos atletas direitos básicos. Isso inclui o descanso mínimo de 72 horas entre partidas, férias ao fim de cada temporada e o pagamento pontual de salários. Esses pontos já integram a agenda oficial de discussões.

Participação mais ativa dos sindicatos nas decisões da FIFA

Aliás, outros temas fundamentais também estão sendo tratados. Como a inclusão de sindicatos nos comitês permanentes da FIFA, o acesso ao Tribunal de Futebol da entidade e até a possibilidade de representação direta nas reuniões do Conselho da FIFA em pautas relacionadas aos jogadores.

Entre as medidas em estudo, estão ainda:

– Criação de um painel consultivo de representantes dos atletas
– Reforma adicional do sistema de transferências de jogadores
– Desenvolvimento e crescimento do futebol feminino, com foco no Brasil, sede do Mundial de 2027
– Estabelecimento de acordos coletivos para melhorar as condições de trabalho

Compromisso com um futebol mais justo e humano

“Esse é um passo importante na busca por melhorias nas relações humanas no esporte e no futebol de modo geral. É resultado da persistência do Sindicato de Atletas SP, que não se conforma com a derrota, da capacitação da equipe e do compromisso diário com o dever de servir. Tudo isso é parte da conduta que sempre orientou nossa entidade”, concluiu Martorelli.

Por fim, a atuação do Sindicato de Atletas SP segue rompendo fronteiras e ganhando reconhecimento internacional. O objetivo é a luta por um futebol mais justo e humano para todos os profissionais.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitter e Threads

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima