Foto: Marcelo Cortes/ Flamengo
Copa São Paulo de Futebol Jr., Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Supercopa do Brasil (todos na categoria sub-17). Essa é a galeria de títulos da Geração 2006 do Flamengo, nas divisões de base. Agora, os Garotos do Ninho começam a trilhar o caminho no time profissional rubro-negro. Para isso, contam com um importante aliado: o técnico Filipe Luís.
“A vantagem que eu tenho de ter trabalhado no sub-17 e no sub-20 é que eu conheço todos os meninos que estão no clube. Sei o que eles podem render, e eu sou um treinador que me guio muito pelos treinos. Vejo os detalhes e depois revejo o treino, que é gravado, para entender como foram esses comportamentos“, afirmou Filipe Luís, em entrevista coletiva após a vitória do Flamengo sobre o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro.
Campeão da Copa Rio Sub-17 e do Intercontinental Sub-20, o comandante do Flamengo traz consigo uma bagagem, ainda que de pouco tempo, dos talentos produzidos na base do Flamengo. Além de conseguir identificar as características dos jovens e potencializá-las, Filipe Luís tem mais confiança ao definir o momento para lançar esses jogadores.
A prova disso foi a própria partida contra o Cuiabá, na rodada passada do Brasileirão. O meia Guilherme fez sua estreia pela equipe profissional e marcou o gol de empate do Flamengo, poucos minutos depois de entrar em campo. Mas, o garoto de 18 anos não é exceção.
Ao longo da temporada 2024, tanto Filipe Luís, quanto Tite, deram oportunidade aos jogadores formados nas divisões de base. De acordo dados do clube, seis Garotos do Ninho da Geração 2006 tiveram oportunidades (entre banco de reservas e estreia), neste ano: Lorran, Felipe Teresa, Guilherme, Da Mata e Daniel Sales.
Contudo, há jogadores que já começaram a ter desempenho pelo time principal e ter participação direta nos resultados. Casos de Lorran, Guilherme e Felipe Teresa, que marcaram gols na atual temporada. Dessa forma, o futura se desenha de forma promissora para os jovens da Geração 2006 e para a equipe profissional.
Antes de mais nada, o Flamengo avalia a contratação de Giovanni Reyna, do Borussia Dortmund,…
Antes de mais nada, o fisioterapeuta Patrício Teixeira, referência na recuperação física do Fortaleza, está…
Nove jogos sem vencer é, sem dúvida, muito tempo. A instabilidade se instala, treinadores são…
Antes de tudo, o nome Ronaldo voltou a brilhar com força no futebol internacional. Neste…
Antes de mais nada, Ricardo Sá Pinto guarda do Brasil uma das experiências mais intensas…
Antes de mais nada, o écnicodo Remo, Daniel Paulista mandou um recado para a arbitragem…