Foto: Divulgação/ Twitter Sport Recife
Antes de mais nada, os treinadores portugueses estão cada vez mais em evidência no futebol brasileiro. Com a recente conquista do Campeonato Pernambucano de 2025 pelo Sport Recife, o técnico Pepa tornou-se o sexto treinador de Portugal a levantar um título no Brasil.
A trajetória vitoriosa dos técnicos portugueses no Brasil começou com Jorge Jesus, que revolucionou o futebol nacional ao comandar o Flamengo. Nesse ínterim, o Mais Querido do Mundo conquistou a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro em 2019.
Além disso, o Rubro-Negro venceu a Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca em 2020. Sua chegada, aliás, abriu portas para que outros treinadores lusos também alcançassem o sucesso. Logo após o Mister, Abel Ferreira assumiu o Palmeiras.
Ele superou Jorge Jesus ao acumular conquistas importantes: Copa Libertadores da América(2020 e 2021), Recopa Sul-Americana (2022), Copa do Brasil (2023), Supercopa do Brasil (2023), Campeonato Brasileiro (2022) e o Campeonato Paulista (2022, 2023 e 2024).
Com isso, o treinador alviverde consolidou seu nome como um dos maiores técnicos estrangeiros da história do clube e até do futebol brasileiro. Além de Jorge Jesus e Abel Ferreira, outros três técnicos portugueses também conquistaram títulos no Brasil.
Em 2024, por exemplo, Artur Jorge foi o comandante do histórico título do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América pelo Botafogo, encerrando um jejum de 29 anos sem conquistas nacionais do clube carioca.
Além disso, António Oliveira também deixou sua marca ao vencer o Campeonato Paranaense com o Athletico em 2021. Posteriormente, Ivo Vieira triunfou no Campeonato Mato-Grossense de 2023 pelo Cuiabá, levando o clube ao título estadual de forma invicta.
Agora, Pepa junta-se a este seleto grupo de campeões ao conquistar o Campeonato Pernambucano com o Sport Recife. O técnico chegou ao clube no início de 2025, garantiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e, num total de 19 partidas disputadas. Nesse ínterim, foram 12 vitórias, dois empates, cinco derrotas e 64,6% de aproveitamento.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal
O Athletico-PR venceu o Brusque por 1 a 0 nesta terça-feira (20), em duelo válido…
Rayan marcou o gol do Vasco no jogo
O São Paulo apresentou a sua escalação para o jogo desta terça-feira (20), contra o…
Inicialmente, o Grêmio tenta retomar o bom momento nesta terça-feira (21), diante do CSA, pela…
A Conmebol definiu a Bolívia como palco para a decisão da Copa Sul-Americana nesta terça-feira…
O Athletico-PR divulgou a sua escalação para o jogo desta terça-feira (20), contra o Brusque,…