Thiago Almada no Lyon: o que esperar do ex-jogador do Botafogo no novo clube?
Antes de mais nada, Thiago Almada foi um dos principais jogadores do Botafogo na temporada de 2024. No Glorioso foi campeão da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro. Apesar de terem se passado apenas quatro meses da estreia do argentino até o último jogo da temporada, o impacto na equipe foi profundo.
Peça fundamental no elenco de Artur Jorge e integrante do quarteto ofensivo que ainda tinha Jefferson Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus, o argentino é uma grande perda para o Botafogo em 2025. Já com um acordo assinado anteriormente, o jogador de 23 anos vai seguir sua carreira no Olympique Lyon, da França.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET.
A Agência RTI Esporte faz então uma avaliação do quanto Thiago Almada pode render no futebol francês. Esta será também a primeira experiência do atleta no futebol europeu. Antes de defender o Botafogo, ele havia atuado por Vélez Sarsfield e Atlanta United, além de ter vencido a Copa do Mundo de 2022 com a seleção da Argentina.
Na maioria dos 26 jogos que disputou pelo Botafogo, Thiago Almada atuou na ponta esquerda, mas também caindo pelo meio do campo, invertendo algumas vezes com Jefferson Savarino. Desta maneira, aliás, em uma jogada pela esquerda, o argentino deu início ao primeiro gol do Botafogo na decisão da Libertadores, no dia 30 de novembro.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Levando esse posicionamento em consideração, Almada teria como concorrentes no time titular o ganês Ernest Nuamah, o belga Malick Fofana, o argelino Said Benrahma e o marfinense Wilfried Zaha. Esses dois últimos, aliás, são jogadores experientes e com passagem por clubes da Premier League, elite do futebol inglês.
A vantagem que Thiago Almada pode levar sobre esses quatro concorrentes é justamente a possibilidade de ter também a qualidade na criação de jogadas. Fofana e Nuamah são jogadores que quebram linhas adversárias na individualidade, enquanto Benrahma e Zaha por muitas vezes já jogaram como centroavantes.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
A qualidade técnica de Thiago Almada, por exemplo, poderia ser comparada ao que Rayan Cherki faz hoje no Lyon. Neste sentido, existe uma grande possibilidade de o joagdor se consolidar no time titular do Olympique Lyon, ainda mais se o futebol apresentado no Botafogo aparecer também no futebol francês.
Isso depende também da adaptação ao novo clube. Em seus primeiros meses no Brasil, Almada demorou a se consolidar e a primeira grande participação do argentino em um jogo do Botafogo aconteceu no dia 14 de setembro, quando Almada marcou um dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, pelo Brasileirão.
Antes disso, o jogador havia desperdiçado um pênalti no clássico com o Flamengo. Por fim, tudo leva a crer que o argentino Almada vai conseguir se firmar no time titular. No entanto, depende também de um elenco forte para se destacar. No Botafogo, por exemplo, Thiago Almada não chegou a ser o grande astro do time.