Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Thiago Silva no Fluminense: relembre o desempenho de outros jogadores que voltaram ao clube

Mais um marco da gestão do presidente Mário Bittencourt, a diretoria do Fluminense conseguiu concluir as negociações com o zagueiro Thiago Silva. Repatriando atletas que foram revelados nas categorias de base do clube esta não foi a primeira vez, na qual a atual gestão executou este feito, tendo em vista o lateral-esquerdo Marcelo retornar às Laranjeiras em 2023, estando até o momento à disposição do treinador Fernando Diniz.

Após 15 anos de carreira no futebol europeu, Thiago Silva retorna ao clube carioca onde foi projetado para o cenário mundial, assinando o contrato até junho de 2026. Carregando consigo vasta experiência, o defensor de 39 anos detém 31 títulos como jogador profissional. Entre eles estão, Copa América, Copa das Confederações, Mundial de Clubes e campeonatos europeus. 

Publicidade

Ao longo dos anos, o Fluminense repatriou atletas que obtiveram sucesso na primeira aparição. A Agência RTI Esporte fez um levantamento desses jogadores que retornaram ao Tricolor das Laranjeiras. Uns obtiveram sucesso entrando para a história da agremiação, outros não conseguiram manter o rendimento apresentado nos primeiros anos pelo clube.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.
Edinho

Criado nas categorias de base do Fluminense, Edinho está na história do clube como o segundo zagueiro a marcar mais gols com a camisa tricolor. Ao todo, o defensor balançou à rede adversária em 34 oportunidades, ficando atrás de Pinheiro, líder do ranking com 49 gols marcados. Ficando oito anos na agremiação em sua primeira passagem, o jogador despertou o interesse da Udinese, onde foi contratado no ano de 1982.

Retornando ao Brasil em 1987 para atuar no Flamengo, o atleta voltou para às Laranjeiras somente um ano depois. Em 1988, o atleta de três Copas do Mundo, vestiu defendeu o clube por sete meses, atuando em 32 jogos, além de contribuir com três gols. Tricampeão do Campeonato Carioca, Edinho não conseguiu levantar títulos nesta segunda passagem

Branco

Tricampeão Carioca na sua primeira passagem pelo Fluminense, Branco voltou ao clube carioca no ano de 1994, antes de tornar-se campeão com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Diferente dos anos anteriores, o lateral-esquerdo ficou somente cinco meses na Laranjeiras, tendo em vista sua transferência para o Corinthians naquele ano após o Mundial.

Já em 1998, o ídolo tricolor teve a sua terceira passagem, onde encerrou a carreira. Contratado na reta final da Série B, o lateral participou somente das últimas duas rodadas na competição. Conseguindo até marcar um gol na vitória por 2 a 0 sobre o Juventus, Branco foi expulso na última rodada, quando o clube carioca empatou pelo placar de 1 a 1 contra o ABC. Quinto colocado com 11 pontos, Branco não conseguiu evitar o rebaixamento à Série C. Somando esses dois retornos ao Fluminense, O lateral-esquerdo totalizou 21 partidas, contribuiu com sete gols e assim como Edinho, não conseguiu ser campeão. Como dirigente foi fundamental na montagem do elenco que venceu a Copa do Brasil de 2007.

Roger Flores

Outro atleta revelado nas categorias de base do Fluminense, Roger Flores foi o autor dos dois gols que deram o título ao clube carioca da Série C do Campeonato Brasileiro. Em 23 de dezembro de 1999, a equipe comandada pelo tetracampeão Carlos Alberto Parreira derrotou o Náutico pelo placar de 2 a 1 na última rodada, no Estádio dos Aflitos, em Recife.

Além do acesso, o Tricolor das Laranjeiras foi campeão após encerrar sua participação com 13 pontos, quatro a mais que o São Raimundo, segundo colocado. Partindo para a Europa em 2002, o meio-campista defendeu às cores do Benfica. Sem conseguir espaço no clube português, Roger ficou sendo emprestado ao Fluminense no decorrer de duas oportunidades. Ao longo deste tempo, foram 82 partidas oficiais, 21 gols e um título.

Thiago Neves

Um dos principais nomes no vice-campeonato da Copa Libertadores da América de 2008, Thiago Neves somou ao todo três passagens pelo Fluminense. Chegando na instituição no ano de 2007 com a indicação do treinador Joel Santana, o meia fez parte do plantel campeão da Copa do Brasil 2017. Vencendo o Figueirense por 2 a 1 no placar agregado, Thiago entrou no decorrer das duas partidas válidas pela decisão. Já no ano seguinte, após ser derrotado pela LDU na final da Libertadores, o meio-campista foi contratado pelo Hamburgo. Sem conseguir espaço no clube, o atleta foi emprestado no início da temporada de 2009.

Após boas partidas com a camisa tricolor, Thiago Neves foi contratado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. Após quatro anos, ele retornou ao clube tornando-se campeão do Campeonato Carioca e do Brasileirão. Ao todo, ele disputou 91 jogos, marcou 19 gols e conquistou três títulos.

Darío Conca

Após se destacar pelo Vasco em 2007, Darío Conta foi contratado pelo Fluminense por emprestado junto ao River Plate, da Argentina. Caindo rapidamente nas graças da torcida, o meio-campista atingiu grandes feitos em seus três anos e meio nas Laranjeiras. Entre eles o título do Campeonato Brasileiro de 2010.

Em 2011, Darío Conca foi com o Guangzhou Evegrande, da China. Três anos depois, o argentino retornou ao Rio de Janeiro dando início à segunda passagem pelo clube. Ficando somente uma temporada, o camisa 10 não teve o mesmo sucesso da sua primeira passgem. Desta vez, conca atuou em 62 jogos, marcou 16 gols e não conseguindo títulos.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Fred

Contratado em 2009, Fred ficou oito anos e meio no Fluminense. Nesse meio tempo, o atacante venceu duas vezes o Campeonato Brasileiro, um Campeonato Carioca e uma Copa Pimeira Liga. Além disso, o camisa 9 também ganhou uma vaga na Seleção Brasileira, onde foi campeão da Copa América 2007, da Copa das Confederações de 2013 e fez parte do grupo que disputou a Copa do Mundo de 2014.

Após sua passagem pelo futebol mineiro, onde atuou no Atlético e também Cruzeiro, o atacante retornou no ano de 2020. Ficando três anos no clube onde encerrou sua carreira, Fred realizou 94 jogos, marcou 27 gols e venceu o Campeonato Carioca de 2022. Mesmo sofrendo com lesões no término de sua carreira,  entrou para a história do clube como o segundo maior artilheiro chegando a marca de 119 gols, O centroavante está, apenas, atrás de Waldo, maior artilheiro do Fluminense com 319 gols.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.