Tiquinho Soares no Santos: relembre clubes, títulos e passagem recente pelo Botafogo
O Santos acertou a contratação do atacante Tiquinho Soares, que estava no Botafogo. O jogador chega ao clube depois de uma negociação que envolveu a ida do zagueiro Jair Cunha para o Glorioso. Nos últimos anos, Tiquinho se consolidou pelo Botafogo e, nesse ínterim, chegou a ser cogitado como possível convocado para a Seleção Brasileira.
A Agência RTI Esporte faz um levantamento sobre a carreira do jogador de 33 anos e relembra números e clubes por onde o atacante se destacou. Acima de tudo, Tiquinho terá agora no Santos a possibilidade de buscar um rendimento melhor em campo.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Antes de mais nada é importante lembrar que Tiquinho começou a sua carreira pelo Corinthians de Alagoas e passou por outros clubes brasileiros como Botafogo-PB, Sousa, Treze e Pelotas. Apesar disso, os dois grandes momentos do atacante no começo da carreira foram pelo CSP, da Paraíba, e pelo Veranópolis, do Rio Grande do Sul.
Atuando com a camisa do CSP foram 17 jogos e dez gols marcados, enquanto no Veranópolis o atacanet balançou as redes quatro vezes em 16 partidas. Não demorou muito para Tiquinho Soares chamar a atenção do futebol europeu. A princípio a oportunidade foi no Nacional da Madeira, em Portugal, na temporada 2014/15.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O atacante brasileiro começou a brilhar mesmo no ano seguinte, em 2015/16, quando chegou a fazer 35 jogos e marcou 14 gols pela equipe. Dese modo, Tiquinho Soares foi contratado pelo Vitória de Guimarães. Em apenas meia temporada no clube, foram 22 jogos, nove gols e duas assistências, até ser contratado pelo Porto.
Agora jogando em um dos clubes mais tradicionais de Portugal, Tiquinho Soares conseguiu um excelente desempenho e se destacou como um jogador muito importante para a equipe. Ao todo foram três temporadas e meia, sendo a melhor delas em 2019/20, quando fez 48 jogos, marcou 19 gols e deu duas assistências.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Posteriormente, Tiquinho Soares passou pelo Tianjin Teda, da China, marcando dois gols em sete jogos e Olympiacos, da Grécia, aonde ficou pouco mais de uma temporada, marcou 14 gols e disputou 51 jogos. Na metade do ano de 2022, o atacante chegou ao Botafogo para dar início a uma trajetória positiva.
Em 2022, o atacante marcou seis gols em 14 jogos, mas foi na temporada seguinte que viveu o seu maior destaque. Tiquinho Soares liderou o Botafogo na melhor campanha de um time no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O atacante teve uma lesão que o deixou fora dos gramados por um período e terminou o ano com 29 gols e sete assistências em 54 jogos. Por fim, na última temporada pelo Botafogo, o atacante, que viveu momentos de altos e baixos, terminou o ano com nove gols e oito assistência em 53 jogos disputados.
Títulos:
Botafogo-PB:
Copa Paraíba 2010
CSP:
Copa Paraíba 2012
Lucena:
Campeonato Paraibano da Segunda Divisão 2014
Porto:
Primeira Liga 2017–18 e 2019–20
Taça de Portugal 2019–20
Supertaça Cândido de Oliveira 2018
Olympiacos:
Superliga Grega 2021–22
Botafogo:
Copa Libertadores da América 2024
Campeonato Brasileiro 2024