Tite balança? O que ameaça e o que favorece a continuidade no Flamengo

Tite já se vê numa situação desconfortável no Flamengo. Isso porque o treinador de 63 anos está tendo o trabalho reavaliado pela diretoria rubro-negra, mesmo com o time vivo na Copa Libertadores da América, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
A Agência RTI Esporte apurou que o alto comando rubro-negro avalia se é possível corrigir a rota com mudanças no trabalho da comissão técnica ou se será necessário encerra o vínculo e buscar outro profissional no mercado da bola.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Tite tem contrato até dezembro, mas o desempenho da equipe e as decisões do treinador são questionadas no Flamengo. Contratado em outubro de 2023, o ele tem 60 partidas. Nesse ínterim, foram 38 vitórias, 9 empates e 13 derrotas. Aproveitamento de 68,30%.
Sofrendo questionamentos internos e externos, Tite conquistou o Campeonato Carioca de 2024. Apesar disso, é cobrado por ter um time milionário nas mãos e conseguir fazê-lo apresentar um futebol vistoso ao longo desta temporada.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Ainda segundo apurou a reportagem, internamente há questionamentos sobre o treinador quanto a escolhas táticas e de peças durante as partidas. As principais lideranças do elenco também questionam escolhas e decisões do ex-técnico da Seleção Brasileira.
Um ponto chave de toda a questão é o rendimento dentro de campo. Dos últimos cinco jogos na Série A, o Flamengo venceu apenas um e colecionou tropeços nos empates com Vasco e Palmeiras, além das derrotas para Corinthians e Botafogo em uma atuação para ser esquecida.
Qual era a projeção do Flamengo?
Internamente, a expectativa era de que, na 26ª rodada, o Peixe Flamengo estivesse na liderança e com uma boa vantagem em relação aos seus concorrentes. O que se vê, no entanto, é a equipe na quarta colocação e podendo deixar o G4 do Brasileirão.
O próprio treinador foi cobrado pelo alto comando rubro-negro após o clássico contra o Vasco, pelo Brasileirão, e argumentou de que parte dos resultados ruins possuem maior relação com as seguidas baixas por lesões do que coletivos.
Flamengo tem ‘Plano B’?
Entre os dirigentes rubro-negros, há quem seja contra e quem seja favorável à permanência de Tite. Nos últimos dias, o Conselho de Futebol se reuniu, chegou a listar nomes disponíveis no mercado da bola, mas, por ora, acabou por manter a comissão técnica.
A forma de jogar utilizada desde o início da temporada também vem sendo debatida internamente no Centro de Treinamento George Helal. A ideia que se passada é de que o Flamengo não tem repertório, ou seja, possui apenas uma forma de encarar seus adversários.
Por um lado, o futebol abaixo das expectativas e a distância para o Botafogo, líder da Série A do Campeonato Brasileiro, pesam contra o treinador (o Flamengo é o quarto). Por outro lado, as escassas opções de substitutos no mercado da bola pesam na balança.
E Gabigol?
É fato que a relação entre Tite e Gabriel Barbosa não é de uma grande amizade. Embora haja conduta profissional e respeito mútuo entre as partes, treinador e atacante tem uma relação fria. Quem está no dia a dia revela que Gabigol está empenhado em voltar ao time titular.
No entanto, o treinador, por problemas passados ainda nos tempos de Seleção Brasileira, defende que o camisa 99 não se encaixa no seu modelo de jogo e, por isso, precisa se empenhar mais nas atividades se quiser recuperar espaço no time.