Título da Copa do Brasil não deve evitar uma ‘faxina’ no Flamengo

Enquanto comemoram a conquista Copa do Brasil, neste domingo, sobre o Atlético-MG, os jogadores do Flamengo também vivem um clima indefinição no clube. Afinal, o título não deve evitar uma “faxina” no elenco para a temporada de 2025.
A Agência RTI Esporte apurou que o técnico Filipe Luís, caso Rodrigo Dunshee de Abranches, candidato à presidência apoiado por Rodolfo Landim, seja eleito, terá autonomia para reformular o grupo. Neste processo, o treinador, terá até o fim do para indicar reforços e, principalmente, dizer quais atletas não ficarão no clube.
Embora a diretoria procure manter os nomes em sigilo, nem é preciso fazer muito esforço para descobrir os jogadores que podem deixar o clube após o fim da Série A do Campeonato Brasileiro ou até mesmo antes do início do Campeonato Carioca.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Depois de Gabriel Barbosa, que tem negociação em andamento com o Cruzeiro, o próximo a deixar o clube deverá ser o volante Allan, que acumula partidas ruins desde que foi contratado em 2023, quando o Flamengo era comandado por Jorge Sampaoli.
Quinta opção para o setor que atualmente conta com Evertton Araújo, Gerson, Nicolás De La Cruz e Erick Pulgar, o meia foi colocado na lista de jogadores ‘negociáveis’. Entretanto, o meia terá de reduzir seus vencimentos se quiser seguir atuando no futebol brasileiro.
Allan chegou ao Flamengo com um salário mensal de R$ 800 mil. Como não agradou, será utilizado como moeda de troca ou até mesmo emprestado. Além das atuações abaixo da crítica, o meia disputou 39 das 67 partidas do Flamengo na temporada.
Ainda segundo apurou a reportagem, o lateral-direito Guillermo Varela e o zagueiro David Luiz são os outros favoritos para deixarem o Flamengo. Além de não agradarem à torcida, eles são considerados caros para dois reservas.
Guillermo Varela tem contrato até dezembro de 2025. A diretoria espera conseguir um bom dinheiro negociando o uruguaio com algum clube da Europa. David Luiz tem vínculo até o fim da atual temporada e tem chances remotas ficar.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Até mesmo o atacante Bruno Henrique, um dos ídolos da torcida, pode ser incluído na “faxina”. O jogador, de 33 anos, é alvo da Operação Spot-fixing, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. Segundo as investigações, o jogador forçou um cartão na partida contra o Santos, há 1 ano.
De acordo com dados do Ministério da Fazenda, parentes de Bruno Henrique apostaram que ele seria advertido com cartão amarelo – o que realmente aconteceu. Bruno Henrique, desde então, tem colaborado com as investigações. O camisa 27 se declara inocente.
Em paralelo à isso, o jogador tem sondagem do Al-Gharafa, do Catar, que deseja contratá-lo por empréstimo de 18 meses. Além deles, outros que vivem “encostados” no clube podem dar adeus. É o caso, por exemplo, do atacante Carlinhos, que após ser comprado junto ao Nova Iguaçu, marcou apenas dois gols pelo Flamengo.