Transfer Ban: Entenda a punição da FIFA ao Botafogo Clube foi punido por conta de não pagamento pela compra de Segovinha junto ao Guarani do Paraguai

Antes de mais nada, a Fifa incluiu o Botafogo na lista do Transfer Ban, nesta quinta-feira, 27. O clube apareceu no site da entidade como proibido de contratar jogadores por um período de três janelas de transferências. Aliás, isso pode impactar diretamente na busca por reforços para a disputa do Super Mundial, que será no meio do ano.
Aproveite as nossas odds. Clique aqui e faça o seu cadastro na 8XBET.
A inclusão do Botafogo no mecanismo da entidade se deu por uma dívida com o Guarani do Paraguai. O clube paraguaio cobra o não pagamento de uma parcela pela contratação do atacante Matías Segovia, o Segovinha. Atualmente o jogador está emprestado ao Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Aliás, o valor devido pelo Botafogo chega a 432 mil dólares (quase R$ 2,5 milhões na cotação atual).
Entenda o que é a punição aplicada ao Botafogo:
O Transfer Ban é uma sanção administrativa aplicada pela Fifa aos clubes que não cumprem com os pagamentos de transferências, tanto nacionais quanto internacionais. Com essa penalização, o clube infrator fica impedido de registrar novos jogadores.
Para que a medida seja tomada, o atleta ou clube credor precisa formalizar uma solicitação junto à Fifa, comprovando que o pagamento acordado não foi realizado. A Fifa, então, notifica o clube devedor e estabelece um prazo de 45 dias para regularizar a situação.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Quando o clube devedor efetua o pagamento pendente, o clube credor é acionado pela Fifa para apresentar o comprovante de quitação. Após a entrega dos documentos necessários, o clube anteriormente punido pode solicitar à Fifa a remoção do Transfer Ban e retomar o registro de novos jogadores.
Se o prazo para a punição expirar e o clube devedor não fornecer os comprovantes de pagamento, as sanções podem ser ainda mais severas, incluindo desde a perda de pontos em competições locais até o rebaixamento para divisões inferiores.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Botafogo já realizou o pagamento:
O Botafogo, já notificado da dívida com o Guarani do Paraguai, inclusive fez o apagamento ao clube. Agora a diretoria alvinegra espera a resolução do problema e a notificação à Fifa que a dívida foi paga. Desse modo, o Botafogo deve sair da lista do Transfer Ban.
Botafogo se pronunciou:
1. O Botafogo foi notificado pela FIFA sobre um transfer ban referente a uma disputa jurídica com o Club Guaraní, sobre os direitos econômicos de Matias Segovia, até que esta questão fosse resolvida.
2. O motivo desta notificação foi uma falha de comunicação no processo.
3. Esta falha de comunicação, bem como a disputa jurídica, foram resolvidas nesse meio tempo.
4. Por esse motivo, o Botafogo não será afetado por esse transfer ban nas próximas janelas de transferências.