Antes de tudo, o treinador do Sporting, Rui Borges, comentou a situação de Rayan Lucas, jovem emprestado pelo Flamengo. Ele participou da pré-temporada, e até se destacou, mas desceu para a equipe B que disputa a Segunda Liga Portuguesa, onde já soma 166 minutos em vitórias contra Torreense e União de Leiria. Apesar de treinar muitas vezes com a equipa principal, o técnico sublinhou que o plano inicial não mudou.
“O Rayan (Lucas) veio para a equipa B, não para a A. Vemos muito potencial e acreditamos que, num primeiro momento, a exigência da B seria importante. Assim, poderia ganhar maturidade e, ao mesmo tempo, ajudar os miúdos do Sporting”, explicou Rui Borges.
Além disso, o treinador destacou o perfil competitivo do jogador. “É um jovem de seleção e deverá estar no Mundial Sub-20. Contudo, ainda precisa se adaptar ao futebol europeu e ao nível que o Sporting exige. Tem dado boa resposta, gosta de ouvir e trabalha bem. Portanto, acredito que no futuro será importante na equipa A”, reforçou.
No entanto, Rui Borges fez questão de lembrar que a prioridade continua clara. “Ele chegou num contexto de equipe B para depois se tornar jogador da principal, como qualquer outro. Só o fato de ser internacional Sub-20 do Brasil já mostra a qualidade que tem. Por outro lado, o que mais me impressiona é a humildade. É um jovem que gosta de aprender, ouvir e trabalhar”, concluiu.
Com essa abordagem, o Sporting espera preparar Rayan Lucas passo a passo, sem pressa, mas com confiança no futuro do brasileiro. O que é certo é que o jovem revelado nas categorias de base do Flamengo tem evoluído nos Leões e essa performance será importante para se mostrar e, também, para crescer.
André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal




