Túlio Maravilha e o Volta Redonda: Do brilho da Taça Guanabara 2005 à esperança para 2025

Antes de mais nada, o ex-atacante Túlio Maravilha teve passagens marcantes pelo futebol do Rio de Janeiro. O goiano se tornou ídolo do Botafogo ao liderar a conquista do Brasileirão de 1995. Dessa forma, a Agência RTI Esporte destaca que ele entrou para a galeria de craques alvinegros, como Heleno de Freitas, Didi, Nilton Santos, Garrincha, Gérson e Jairzinho, entre tantos outros.
Da mesma forma, Túlio fez história no Volta Redonda, que conquistou a Taça Guanabara de 2005. O feito poderá se repetir em 2025. Passados 20 anos, o artilheiro relembra o momento especial: “Não pensei duas vezes quando recebi o convite. Eu era doido para voltar ao Campeonato Carioca. Na época, o Fluminense tinha a Unimed, mas os outros grandes passavam dificuldades financeiras, o que me atraiu.”
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Inicialmente, o Voltaço montou um elenco para chegar às semifinais. Entretanto, a equipe cresceu ao longo do torneio. “A diretoria fez um grande investimento para um clube do interior. O time tinha nomes experientes, como Schneider, Alemão, Maciel, Élson, Léo Guerra e eu”, destacou Túlio.
Como resultado da grande campanha, vários atletas foram valorizados e acabaram negociados. “Eu fui para o Juventude. O Alemão, Maciel e Madson foram para o Vasco. Jonilson, para mim o mais regular do time, foi para o Botafogo. Lugão e Schneider seguiram para o Fluminense. Isso mostra que o trabalho foi bem feito e o clube nos projetou novamente”, afirmou.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET.
Além do elenco qualificado, o Voltaço contava com um treinador estratégico. Sob o comando de Dário Lourenço, que depois seguiu para o Vasco, a equipe demonstrava disciplina tática e organização. Túlio elogia sua metodologia. “Ele exigia muito e tudo o que treinávamos acontecia nos jogos. Naquela época, não existia analista de desempenho como hoje, então o treinador precisava ter muito conhecimento”, observou.
Nno jogo de ida pela final do Cariocão 2005, o Volta Redonda venceu o Fluminense por 4 x 3 em casa, com um gol de Túlio, mas perdeu no Maracanã. “O Flu tinha Abel Braga no comando e um timaço, com Kléber, Gabriel, Arouca, Preto Casagrande, Leandro e Tita. Faltou muito pouco para conquistarmos o título”, lamentou.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads
No Cariocão 2025, o Volta Redonda já garantiu vaga na fase final e ainda pode levar a Taça Guanabara, dependendo dos resultados deste sábado. Com os mesmos 20 pontos que o Flamengo, a equipe do Sul-Fluminense jogará contra Boavista fora de casa, Enquanto isso, o Rubro-Negro receberá o Maricá. “O Volta Redonda colhe atualmente tudo aquilo que plantou no passado. É um clube organizado, com estádio, departamento de futebol forte e que revela muitos jogadores”, destacou.
Por fim, Túlio aposta na ascensão do técnico Rogério Corrêa. “É um excelente treinador e tem tudo para crescer. Este ano, mais do que ir bem no Estadual, o clube necessita fazer uma grande Série B do Campeonato Brasileiro. Se chegar organizado e estruturado, dá até para pensar no acesso, concluiu.