Vai renovar? Saiba até quando vai o contrato de Marçal com o Botafogo
Antes de mais nada, o lateral-esquerdo Marçal chegou ao Botafogo como uma das primeiras contratações da SAF. Depois de passagem pelo Wolverhampton, da Inglaterra, o jogador estreou pelo Botafogo no meio do Campeonato Brasileiro de 2022 para resolver os problemas no setor.
Desde que chegou ao futebol brasileiro, Marçal conseguiu se consolidar como titular do Glorioso e viveu a sua melhor tempoda em 2023, quando disputou 42 jogos, marcou um gol e deu sete assistências. Atualmente lesionado, Marçal não tem sido opção para o técnico Artur Jorge.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Quando assinou vínculo com o Botafogo, Fernando Marçal firmou contrato até o final de 2024. Desde então, apesar de ter sido titular da equipe em muitas oportunidades, o lateral de 35 anos não foi procurado para renovar o contrato.
Na temporada passada, por exemplo, o jogador foi um dos mais cobrados pela torcida devido ao fraco desempenho durante o segundo turno do Campeonato Brasileiro. Este motivo quase fez Marçal ser negociado. A SAF, no entanto, apostou na permanência do atleta, que voltou a se lesionar.
No ano passado, o lateral perdeu os últimos jogos do Botafogo no Campeonato Brasileiro por conta de uma lesão na fáscia plantar. Até então, Marçal era titular do técnico Tiago Nunes, ganhando a disputa direta com Hugo. O jogador voltou na primeira partida oficial da atual temporada, quando saiu do banco e atuou por dez minutos.
Consolidado posteriormente pelo técnico interino Fábio Matias, Marçal chegou a ser titular contra o Red Bull Bragantino, no jogo que garantiu a classificação do alvinegro para a fase de grupos da Libertadores. Em abril, na estreia do Campeonato Brasileiro, sofreu uma lesão na panturrilha com previsão de retorno estipulada em um mês.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
A SAF do Botafogo vem avaliando a situação de Marçal, mas ainda não está definido se o jogador vai receber uma proposta de renovação. No próximo dia 10 de julho, a janela de transferências do futebol brasileiro será oficialmente aberta. Desta forma, não está descartada a possibilidade de o Botafogo tentar negociar o lateral de 35 anos.
No entanto, em julho o jogador já vai estar em seus últimos seis meses de contrato. Desta maneira, Marçal poderia assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, deixando assim o Botafogo a custo zero ao final de seu vínculo, em dezembro de 2024.
Se antecipando a uma possível perda de Marçal, o Botafogo contratou recentemente o lateral esquerdo Cuiabano. O Glorioso pagou R$ 7 milhões ao Grêmio por 100% dos direitos do jogador. Cuiabano estreou durante o jogo com o Vitória, válido pela terceira fase da Copa do Brasil, no Nilton Santos.