Vasco libera zagueiro revelado na base e mantém percentual; saiba detalhes do negócio
Depois de quatro contratações, o Vasco da Gama iniciou a janela de transferências liberando o primeiro jogador. Trata-se de Ulisses Rocha, que está indo para o Nacional, de Portugal, em definitivo e sem custos ao clube da Ilha da Madeira.
A Agência RTI Esporte apurou que Ulisses Rocha tinha contrato com o Clube de São Januário até dezembro de 2024. Como não teria o vínculo ampliado, a diretoria cruzmaltina optou pela saída antecipada do jogador.
O clube português não vai desembolsar nada nesse momento para contratar Ulisses Rocha. O Vasco, por outro lado, irá manter apenas um percentual dos direitos econômicos do defensor pensando em uma possível negociação futura.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A diretoria decidiu liberar Ulisses Rocha em função da pouca perspectiva de aproveitamento e das várias opções para a posição de zagueiro. Isso porque o técnico Rafael Paiva conta com João Victor, Maicon, Léo, Lyncon e Robert Rojas como principais opções para o setor.
Com esses jogadores a disposição da comissão técnica, o jogador de 24 anos pediu para ser liberado do Vasco. Sem perspectiva de ser aproveitado por Rafael Paiva, o clube aceitou negociá-lo agora, mesmo que não receba nada nesse momento.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Vasco conseguiu manter 30% dos direitos econômicos do zagueiro. À primeira vista, Ulisses Rocha tinha saída encaminhada para o Santa Clara. No entanto, o zagueiro decidiu seguir no clube que defendeu na temporada 2023/2024.
No Nacional, por exemplo, Ulisses Rocha foi um dos destaques do Nacional. Comandado pelo técnico Tiago Margarido, o clube foi o vice-campeão da Segunda Divisão de Portugal e conseguiu, consequentemente, o acesso para a elite portuguesa.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Ele foi titular em 30 dos 33 jogos que fez pelo Nacional somando sua participação na Liga II, Taça de Portugal e Taça da Liga Portuguesa. Nesse meio tempo, marcou um gol e totalizou 2784 minutos em campo. Seu novo contrato será válido até junho de 2026.
Ulisses Rocha surgiu para o futebol no Atlético Diadema em 2016. Dois anos depois, foi contratado para atuar nas divisões de base do Vasco. É da geração que revelou, inclusive, o zagueiro Ricardo Graça, o meia Evander e o atacante Marrony.
Em 2019, o defensor foi promovido ao elenco principal pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Desde então, realizou 17 jogos, nenhum com grande destaque, com a camisa cruzmaltina. Posteriormente, teve passagem sem brilho pelo Vila Nova. Em junho de 2023, foi emprestado ao Nacional, de Portugal.