Vasco mantém percentual de direitos econômicos em ida de Matheus Julião para clube de Portugal
Antes de mais nada, o Vasco, na reta final da janela de transferências, liberou de maneira definitiva o lateral-esquerdo Matheus Julião para o Santa Clara, de Portugal. O jogador, de 21 anos, não vinha sendo utilizado pelo técnico Rafael Paiva.
A Agência RTI Esporte apurou que o Vasco vai manter 20% dos direitos econômicos de Matheus Julião após a ida do defensor para o clube português. O Santa Clara ficará com 70% do lateral-esquerdo, que ainda será detentor de 10% do passe.
A divisão dos direitos econômicos foi fatiada entre os três – Vasco, Santa Clara e Matheus Julião – foi uma forma encontrada para que o atleta deixasse São Januário antes do fim do contrato, em 27 de junho de 2025, e se apresentasse em Lisboa para os treinamentos.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Isso porque o técnico Vasco Matos gostaria de contar com o jogador ainda neste ano, e a diretoria aceitou liberá-lo em troca da manutenção de um percentual. Matheus Julião é um jogador que tinha treinando com o elenco principal.
No entanto, o alto comando cruzmaltino já sabia que o jogador tinha interesse em deixar o Vasco ao término do contrato. Diante do pré-acordo com os portugueses, as partes oficializaram a divisão dos direitos econômicos na última semana.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Ainda segundo apurou a reportagem, Matheus Julião firmou contrato de uma temporada com o Santa Clara. O acordo, portanto, é válido até junho de 2025. Há, inclusive, uma cláusula que permite a extensão do vínculo por mais um ano desde que cumpra metas pré-estabelecidas.
A negociação foi conduzia pelo empresário André Cury, da Link Sports, que tem grande entrada nos bastidores do clube português. O agente, vale lembrar, também representa jogadores que atuam na Espanha, Inglaterra, Itália, Estados Unidos e Japão.
O lateral-esquerdo foi promovido ao elenco do Vasco em 2023. Desde então, realizou apenas três partidas oficiais com a camisa cruzmaltina. Teve passagem bem-sucedida pela base onde conquistou o Campeonato Carioca Sub-20 (2020 e 2023) e a Recopa Carioca Sub-20 (2023).