Antes de tudo, Vasco x Cruzeiro jogam neste sábado, 27, às 18h30 (de Brasília), no estádio São Januário, no bairro Vasco da Gama. A partida é pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com intuito de assegurar a segurança dos torcedores, o trânsito sofrerá alterações na região.
Conforme o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), as interdições ao trânsito de veículos começam às 11h30. O esquema especial irá até 01h30 e atingirá a Rua Francisco Palheta, Avenida Roberto Dinamite e Rua Ferreira de Araújo.
Já partir das 14h30, entram em vigor os bloqueios em ruas próximas, como São Januário, General Argolo, Rua do Bonfim, Ricardo Machado, Lima Barros, Newton Prado, Dom Carlos e Rua Argentina. Com isso, haverá sinalização especial para a orientação de condutores de veículos.
Ademais, com o fechamento da Rua Ricardo Machado, o trânsito terá desvio pela Rua Bela em direção ao Campo de São Cristóvão. Já a Rua Teixeira Júnior terá mão invertida das 14h30 à 1h30, passando a funcionar do sentido da Rua São Januário para a Avenida Roberto Dinamite, para facilitar a circulação de torcedores.
Como estacionar na região de São Januário para o jogo Vasco e Cruzeiro?
O estacionamento também não será possível em trechos estratégicos. Desde as 22h da última sexta-feira, 26, a restrição começou a valer para a Avenida Roberto Dinamite, incluindo a pista lateral de acesso. A partir da meia-noite de sábado, ruas como Argentina, Teixeira Júnior e do Bonfim terão o estacionamento proibido em ambos os lados.
Moradores do entorno terão acesso liberado mediante apresentação de comprovante de residência. A medida busca equilibrar a mobilidade local e garantir segurança aos torcedores e pedestres durante toda a operação especial para o jogo do Brasileirão.
A CET-Rio disponibilizará agentes, apoiadores de tráfego, veículos operacionais e motocicletas para orientar o trânsito. Além disso, sete painéis de mensagens variáveis vão informar horários de fechamento e rotas alternativas, garantindo fluidez e segurança viária na região.
Para concluir, COR-Rio monitorará toda a movimentação do trânsito por meio de câmeras, ajustando a programação semafórica sempre que necessário. Em suma, o objetivo é manter cruzamentos livres, reduzir congestionamentos e permitir que torcedores e moradores circulem com segurança e conforto durante o dia do jogo.




