Foto: Ricardo Duarte / Internacional
Antes de mais nada, o Deportivo Alavés, da Espanha, anunciou a contratação do técnico Eduardo Coudet. O argentino chega para assumir uma equipe que luta contra o rebaixamento no campeonato nacional. O time ocupa a 16ª colocação com 14 pontos, um a mais que Espanyol – o primeiro dentro do Z-3.
Ao longo da carreira, Eduardo Coudet comandou equipes na Argentina, no México, no Brasil e na Espanha. Dessa forma, a Agência RTI Esporte fez um levantamento das passagens do treinador por Rosário Central, Tijuana, Racing, Internacional, Celta de Vigo e Atlético-MG.
Eduardo Coudet começou a carreira como treinador em seu país natal. Chegou ao Rosário Central em janeiro de 2015 e permaneceu no clube até dezembro de 2016. Em dois anos de trabalho, o técnico argentino comandou a equipe da cidade de Santa Fé em 81 partidas, com um aproveitamento de 58%.
No período a frente do Rosário Central, Eduardo Coudet conquistou 39 vitórias, 24 empates e 18 derrotas. Pelas competições disputadas, chegou às quartas de final da Copa Libertadores da América e ao vice-campeonato da Copa Argentina.
Depois de deixar o Rosário Central, Eduardo Coudet foi buscar experiência fora da Argentina. Em julho de 2017, chegou ao Tijuana, do México. No entanto, a passagem pelo clube do oeste do país não foi boa. Em 23 jogos a frente da equipe, o técnico argentino teve um aproveitamento de 43%. Em quatro meses no cargo foram oito vitórias, seis empates e nove derrotas.
Diante do insucesso no futebol mexicano, Eduardo Coudet resolveu retornar a Argentina. Dessa vez assumiu o comando técnico do Racing. Pelo clube de Avellaneda, os resultados voltaram a aparecer e, junto, vieram os títulos. Em dois anos na equipe, o treinador conquistou os únicos títulos da carreira, até o momento: o Campeonato Argentino e o Troféu dos Campeões.
Ao longo de 73 partidas sob o comandando de Eduardo Coudet, o Racing venceu 37, empatou 22 jogos e perdeu outras 14 partidas. Dessa forma, o treinador argentino despertou o interesse do Internacional, clube que assumiu em janeiro de 2020.
Embora o sucesso pelo Racing, no ano anterior, tenha chamado a atenção do Internacional, a trajetória do argentino no Colorado foi de altos e baixos. Com um início promissor, Eduardo Coudet garantiu a equipe gaúcha na fase de grupos da Copa Libertadores da América. No entanto, os resultados seguintes na competição continental, não ajudaram a classificar o clube às oitavas de final.
Além disso, o resultado na decisão do Campeonato Gaúcho foi o primeiro revés de Eduardo Coudet, em Porto Alegre. O Internacional perdeu a final para o Grêmio por 1 a 0 e ficou com o vice. Com o início do Campeonato Brasileiro, o Colorado teve ótimos resultados, ao mesmo tempo em que garantiu a vaga nas quartas de final da competição.
Contudo, a má notícia para o torcedor do Inter chegou em novembro de 2020. Eduardo Coudet recebeu uma proposta do Celta de Vigo, da Espanha, e deixou o Colorada. Ao longo de dez meses, foram 46 jogos à beira do gramado, com 24 vitórias, 13 empates e nove derrotas. Um aproveitamento de 61,5%.
Mais um longo trabalho desenvolvido por Eduardo Coudet. Pela primeira vez na carreira, o técnico argentino assumiu o comando de uma equipe do futebol europeu. Logo no início da trajetória, alcançou uma sequência de sete jogos de invencibilidade no Campeonato Espanhol e na Copa do Rei.
No entanto, na reta final de trabalho, o Celta de Vigo apresentou uma queda de rendimento com um série de uma vitória, um empate e seis derrotas, nos últimos oito jogos da temporada. Dessa forma, Eduardo Coudet acabou demitido. Em 84 partidas, foram 31 vitórias, 19 empates e 34 derrotas.
Pouco depois da saída do Celta de Vigo, Eduardo Coudet retornou ao Brasil. Se na primeira passagem, o argentino teve sucesso no comando do Internacional, o mesmo aconteceu no Atlético-MG. Contudo, o roteiro foi semelhante a saída do treinador para o futebol europeu. Dessa vez, porém, o Colorado assumiu a posição do Celta de Vigo.
Campeão mineiro e com vaga encaminhada às oitavas de final da Copa Libertadores da América, Eduardo Coudet recebeu uma proposta do Internacional no meio da temporada e resolveu deixar o Atlético-MG. Em cinco meses, ele comandou a equipe em 35 partidas 21 vitórias, oito empates e seis derrotas.
Na segunda passagem pelo Internacional, Eduardo Coudet conseguiu levar o Internacional à semifinal da Copa Libertadores da América 2023. Acabou, porém, eliminado pelo Fluminense, em derrota por 2 a 1, de virada, no Estádio Beira Rio. No Campeonato Brasileiro do mesmo ano, o Colorado terminou na nona colocação.
Por outro lado, a sequência de maus resultados persistiu. No Campeonato Gaúcho foi eliminado pelo Juventude na semifinal. Já no Campeonato Brasileiro, foram cinco vitórias nas 15 primeiras rodadas. No total, Eduardo Coudet comandou o Inter em 63 jogos com 30 vitórias, 15 empates e 18 derrotas.
O Fluminense anunciou a rescisão contratual de Renato Augusto nesta segunda-feira (19). O jogador, que…
Antes de tudo, o Vasco está impedido de registrar novos jogadores nas próximas três janelas…
O britânico Lewis Hamilton avaliou a experiência de pilotar uma Ferrari no circuito de Ímola,…
Inicialmente, Yeferson Soteldo voltou a preocupar o departamento médico do Santos e também a comissão…
O Botafogo se prepara para disputar o Super Mundial de Clubes e um de seus…
Antes de tudo, o Bahia encerrou a má fase com um importante triunfo por 2…