Veja números da carreira de Maurício Barbieri, novo treinador do Athletico
O Athletico já definiu o técnico para a temporada 2025: Maurício Barbieri foi o escolhido para levar o Furacão de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Com passagens por Flamengo, Vasco e RB Bragantino, o treinador de 43 anos vai para oitavo clube diferente na carreira.
A Agência RTI Esporte traz um levantamento dos números da carreira de Maurício Barbieri como técnico, no futebol profissional. Dessa forma, o desempenho do treinador será pelas passagens por Flamengo, Goiás, América-MG, CSA, RB Bragantino, Vasco e Juárez (MEX).
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Flamengo
Em 2018, Maurício Barbieri assumiu o comando do Flamengo de forma interina, após a saída de Paulo Cesar Carpegiani. Pouco tempo depois, ele acabou efetivado no cargo. Dessa forma, entre março e setembro, ele comandou o Rubro-Negro em 38 partidas com 18 vitórias, 12 empates e oito derrotas.
As eliminações nas oitavas de final da Copa Libertadores da América e na semifinal da Copa do Brasil acabaram levando Maurício Barbieri à demissão.
Goiás
A passagem pelo Esmeraldino durou, apenas, 20 jogos. A frente do Goiás, Maurício Barbieri conquistou 14 vitórias, além de dois empates e quatro derrotas. Contudo, as derrotas nas partidas da decisão do Campeonato Goiano, diante do Atlético-GO, pesaram na saída do treinador. A diretoria do clube decidiu não dar continuidade no trabalho que durava pouco mais de três meses.
América-MG
No América-MG, o trabalho foi ainda mais breve. Em 2019, depois de deixar o Goiás, em abril, um mês depois, Maurício Barbieri assumiu o Coelho nas rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro. Após sete jogos, com um retrospecto de uma vitória, dois empates e quatro derrotas, ele foi desligado do cargo.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
CSA
Em dezembro de 2019, Maurício Barbieri recebeu e aceitou proposta para comandar o CSA, no início da temporada 2020. E, mais uma vez, o trabalho do treinador foi interrompido logo no início. Dessa forma, a passagem do técnico durou, somente, seis jogos, em que venceu duas partidas, empatou uma e perdeu três. A eliminação precoce na primeira fase da Copa do Brasil pesou na decisão da diretoria do clube alagoano.
RB Bragantino
Depois de uma série de três trabalhos de curto prazo, Maurício Barbieri retornou a um clube da Série A do Campeonato Brasileiro. Dessa vez, no entanto, para um projeto que aconteceu no longo prazo. Em pouco mais de dois anos a frente do RB Bragantino, o treinador conseguiu desenvolver o trabalho de maior sucesso em sua carreira, até o momento.
Pelo Massa Bruta foram 161 jogos com 64 vitórias, 46 empates e 51 derrotas. Porém, na reta final do Campeonato Brasileiro de 2022, o RB Bragantino sofreu duas goleadas em sequência, o que determinou a demissão de Maurício Barbieri. Vale ressaltar que a saída do treinador aconteceu ao fim da penúltima rodada da competição.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Vasco
De volta ao Rio de Janeiro, Maurício Brabieri assumiu o Vasco no início da temporada 2023. No começo do trabalho, o treinador levou o Vasco até as semifinais do Campeonato Carioca. Entretanto, os problemas começaram a aparecer no Campeonato Brasileiro.
Apesar da vitória na estreia, diante do Atlético-MG, fora de casa, por 2 a 1, o Gigante da Colina não conseguiu embalar na competição sob o comando de Maurício Barbieri. Com isso, a equipe ficou 10 jogos sem vencer, cujo retrospecto era de quatro empates e sete derrotas (seis de forma consecutiva). Dessa forma, o ambiente ficou insustentável para a permanência do treinador.
Juárez FC
Depois de cerca de oito meses sem assumir o comando de qualquer equipe, Maurício Barbieri recebeu o convite do Juárez FC, do México, para seu primeiro desafio no exterior. Ele chegou à equipe mexicana em fevereiro de 2024 e este a beira do gramado em 29 partidas. O retrospecto, contudo, não foi positivo: nove vitórias, três empates e 17 derrotas. A série de resultados negativos culminaram na demissão do técnico.