Veja números da carreira de Pedro Caixinha, novo treinador do Santos
Antes de mais nada, Pedro Caixinha está de volta ao futebol brasileiro. O treinador português de 54 anos acertou com o Santos e comanda a equipe paulista na temporada de 2025. O novo comandante do Peixe terá o segundo desafio no Brasil: entre janeiro de 2023 e outubro de 2024, ele esteve à frente do Red Bull Bragantino.
A Agência RTI Esporte fez um levantamento dos números de Pedro Caixinha na trajetória como treinador profissional. Com início da trajetória no União Leiria, de Portugal, o técnico tem passagens pelo futebol mexicano, do Oriente Médio, escocês e argentino, além do próprio Brasil.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
União Leiria
Em seu primeiro trabalho como treinador, Pedro Caixinha ficou pouco mais de um ano e meio no comando do União Leiria. No entanto, o desempenho foi sofrível na equipe portuguesa. Nesse meio tempo, foram 36 jogos, conquistou nove vitórias, além de nove empates e 18 derrotas. Por causa disto, o técnico acabou demitido.
Nacional
Ainda no futebol português, Pedro Caixinha assumiu o Nacional, da Ilha da Madeira, em agosto de 2011. Em 35 jogos teve, por exemplo, um retrospecto de 15 vitórias, oito empates e 12 derrotas. Depois de levar a equipe à semifinal da Taça de Portugal, na temporada 2011/2012, os resultados não se repetiram na jornada seguinte.
Santos Laguna
Com a demissão no Nacional, Pedro Caixinha foi explorar novos desafios longe do futebol europeu. Em janeiro de 2013, assumiu o Santos Laguna, onde conquistou o Torneio Clausura e a Copa do México. Nesse ínterim, o treinador acumula 152 jogos, 64 vitórias, 46 empates e 43 derrotas.
Al-Gharafa
Posteriormente, Pedro Caixinha recebeu um convite para comandar o Al-Gharafa, do Catar, em dezembro de 2015. Com um desempenho de altos e baixos, o treinador português encerrou a passagem pelo clube do Oriente Médio com 16 vitórias, oito empates e 11 derrotas, em 35 jogos.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Rangers
O retorno ao futebol europeu ficou aquém do esperado por Pedro Caixinha. O treinador assumiu o comando do tradicional clube escocês Rangers, mas o vínculo com o time se encerrou em sete meses. Ao todo, o português esteve a beira do gramado em 26 jogos com um retrospecto de 14 vitórias, cinco empates e sete derrotas.
Cruz Azul
Pedro Caixinha retornou ao futebol mexicano depois de três anos. No comando do Cruz Azul conquistou a Copa do México pela segunda vez. Em 86 partidas a frente da equipe conquistou 40 vitórias e teve, ainda, 25 empates e 21 derrotas.
Al-Shabab
Se 2018 marcou o retorno de Pedro Caixinha ao futebol mexicano, 2020 representou a volta do treinador português ao Oriente Médio. Dessa vez, para assumir o Al-Shabab, da Arábia Saudita. Porém, acabou demitido após 20 jogos. Nesse período, o retrospecto foi de oito vitórias, sete empates e cinco derrotas.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Talleres
Antes de chegar ao RB Bragantino, teve uma experiência de quase seis meses no Talleres, da Argentina. A sequência de seis jogos sem vencer, no entanto, acabou derrubando o treinador. Pedro Caixinha comandou a equipe em 34 jogos com 10 vitórias, nove empates e 15 derrotas.
Red Bull Bragantino
No Red Bull Bragantino, Pedro Caixinha desenvolveu o trabalho mais longevo de sua carreira como treinador profissional. Apesar do ótimo início e da classificação à Copa Libertadores da América, ao final da temporada 2023, a sequência foi difícil para o técnico. No Campeonato Brasileiro 2024, ele emendou uma sequência negativa, em que venceu apenas um dos 18 jogos disputados. Além disso, acabou eliminado das oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.