Veja números de Gustavo Cuéllar, ex-Al Shabab, novo reforço do Grêmio
Na noite da última quarta-feira, 15, o Grêmio confirmou a contratação do volante colombiano Gustavo Cuéllar, de 32 anos. O jogador vai retornar ao futebol brasileiro depois de pouco mais de cinco temporadas na Arábia Saudita.
A Agência RTI Esporte faz um levantamento sobre a carreira do colombiano, que viveu a sua melhor fase no futebol brasileiro defendendo o Flamengo. Cuéllar também tem passagem pela seleção de seu país, aonde foi importante na disputa da Copa América.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Antes de mais nada é importante lembrar que Cuéllar começou a carreira no Deportivo Cali, da Colômbia, tendo sua primeira experiência profissional em 2009. Foram pouco mais de cinco anos no clube, aonde o principal destaque foi em 2013. Naquela temporada, Cuéllar disputou 38 jogos e marcou dois gols.
Logo depois, o volante foi contratado pelo Junior Barranquilla, aonde também garantiu a titularidade. Em 2015, o jogador foi um dos principais nomes do título da Copa da Colômbia, quando disputou 47 partidas. No ano seguinte, foi atuar pelo Flamengo.
Já no futebol brasileiro, Cuéllar demorou um pouco mais a se firmar, apenas garantindo a titularidade em 2017, quando chegou a disputar 51 jogos pelo Flamengo, marcando dois gols. Na sequência manteve a média de partidas.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Ainda pelo Flamengo, Cuéllar foi campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, em 2019, mas acabou sofrendo uma lesão no tornozelo durante a temporada e ficando um período afastado. No ano seguinte, foi jogar pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita.
A melhor temporada pelo clube foi em 2021/22, quando Cuéllar disputou 33 partidas, mas não balançou as redes. Em 2023/24 chegou ao Al-Shabab, também da Arábia Saudita, aonde jogou em 36 oportunidades, marcando um gol.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Pela seleção da Colômbia, o jogador disputou duas edições de Copa América, sendo a principal delas em 2021, quando jogou seis das sete partidas da equipe. A Colômbia chegou até à semifinal da competição, mas perdeu para a Argentina na disputa por pênaltis.
Por fim, Cuéllar retorna ao futebol brasileiro para tentar ganhar a disputa por vaga no meio campo do Grêmio. O jogdor já traz uma experiência de atuar no Brasil para buscar o objetivo.