Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC
Participando pela décima vez da Copa Libertadores da América, o Fluminense está nas oitavas de final da atual edição. Após encerrar a primeira fase da competição com 14 pontos somados, o Tricolor das Laranjeiras avançou como primeiro colocado do Grupo A.
Nesta terça-feira, 20, a equipe comandada pelo técnico Mano Menezes enfrentará o Grêmio, que terminou a fase de grupos como segundo colocado do Grupo C com 10 pontos. No primeiro encontro entre as equipes, o Tricolor Imortal venceu por 2 a 1, na última semana. Com isso, joga pelo empate para avança no torneio continental.
Esta é a décima terceira vez em que o Fluminense enfrenta uma equipe brasileira na Copa Libertadores da América, juntando fase de grupos ou fase mata-mata. A primeira aconteceu no dia 29 de janeiro de 1971, quando o time tricolor pegou o Palmeiras no Paecambu, pela primeira rodada da fase de grupos do torneio continental.
Na ocasião, o time carioca venceu o Verdão pelo placar de 2 a 0 graças aos tentos do atacante Flávio Minuano. No mês de março, as duas equipes voltaram a se enfrentam pelo returno do Grupo 3. Desta vez no Maracanã, o Palmeiras levou a melhor vencendo por 3 a 1.
Entre os autores dos gols, Hector Silva, César e Pio anotaram à favor do grupo treinado por Rubens Minelli, enquanto o meio-campista Wilson Gomes também conhecido como Samarone, fez o único gol do plantel treinado na época por Mário Jorge Lobo Zagallo.
Nesta ocasião, o Fluminense foi eliminado na primeira fase do torneio por ficar em segundo na chave com oito pontos, vendo o Palmeiras liderar com 10 e avançar à semifinal. Na decisão da competição, o Nacional do Uruguai levantou o título após vencer o Estudiantes da Argentina por 2 a 0 no terceiro jogo do confronto.
Entre todos os embates contra brasileiros, o mais marcante foi no ano de 2023, quando o Fluminense conseguiu pela primeira vez levantar a taça da Copa Libertadores. Na semifinal, o adversário tratava-se do Internacional. No jogo de ida, a partrida aconteceu no estádio do Maracanã.
Aos 10 miunutos da etapa inicial, o atacante argentino Germán Cano abriu o placar ao Fluminense. Nos acrésimos da etapa inicial, o espanhol Hugo Mallo deixou tudo igual. Com um a menos, tendo em vista o lateral-dreito Samuel Xavier ser expulso, o plantel treinado por Fernando Diniz sofreu a virada com Alan Patrick.
Quando o jogo encaminaha-se ao término, Germán Cano novamente estufou à rede defendida por Sergio Rochet, dando números finais à partida. Com a vaga para o finalista em aberto, o jogo da volta foi realizado no Estádio Beira Rio.
O Internacional fez ficou à frennte do placar aos 10 minutos do primeiro tempo graças ao tento do zagueiro Gabriel Mercado. No segundo tempo, o atacante Joh Kennedy que havia entrado na partida deixou tudo igual e Germán Cano artilheiro do time na temporada anotou 4 a 3 no placar agregado, levando o Fluminense à decisão contra o Boca Juniors.
o longo da história, o Tricolor realizou 13 jogos contra brasileiros na Copa Libertadores da América, somando quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Confira os jogos do Fluminense contra brasileiros na história da Libertadores
O São Paulo venceu o Náutico por 2 a 1 nesta terça-feira (20), em partida…
Primeiramente, como antecipou a Agência RTI Esporte, Paulo Roberto Falcão fará parte da comissão técnica…
O São Paulo venceu o Náutico na noite desta terça-feira (20), em duelo válido pela…
Primeiramente, assim como no jogo de ida em Maceió, o Grêmio encontrou muitas dificuldades diante…
O Vasco sofreu, mas garantiu classificação à fase de oitavas de final da Copa do…
Além de estar na liderança do Brasileirão, o Palmeiras garantiu a sua classificação ao mata-mata…