Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Veja para que time torcem os cardeais brasileiros no conclave e que podem ser Papa Religiosos brasileiros não descartam a paixão pelo mundo da bola; dois gigantes de São Paulo estão entre os favoritos

Cardeais do mundo inteiro se reúnem no Vaticano para eleger o novo Papa da Igreja Católica. Entre os possíveis candidatos, estão sete brasileiros. Vale destacar que, além das funções religiosas, muitos desses cardeais são torcedores e apaixonados pelo futebol.

Aliás, o primeiro pontífice a declarar a sua torcida foi Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. O religioso jesuíta, que quebrou tabus do catolicismo, demonstrou a sua paixão e reverência pelo San Lorenzo, da Argentina. Nesse cenário, a Agência RTI Esporte apurou para quais times os cardeais brasileiros torcem.

Publicidade

Times dos Cardeais Brasileiros

O catarinense Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), é um dos mais apaixonados pelo futebol. O religioso é torcedor do Internacional e foi presenteado com uma camisa colorada ao assumir a Arquidiocese gaúcha em 2013. Aliás, o manto foi doado pelo Padre Claudionir Ceron, embaixador do Internacional.

Por sua vez, outro religioso da Região Sul é Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo (SP). O catarinense declarou que torce para dois times: Athletico-PR e Santos. Ao ser questionado, Dom Odilo foi direto ao dizer que a sua paixão é “em dose dupla”.

O Peixe também chamou a atenção de Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ). O religioso, que é natural de São José do Rio Preto, manteve a sua paixão pelo Santos, mesmo tendo carinho pelos clubes cariocas.

Publicidade

Fora o Peixe, outro clube paulista tem a sua admiração entre os cardeais. Dom João Braz de Aviz, Arcebispo emérito de Brasília, e Dom Sérgio da Rocha, da Arquidiocese de Salvador, declararam torcida pelo Palmeiras.

O Rio de Janeiro, que conta com quatro gigantes do futebol, igualmente tem a sua torcida entre os cardeais. Dom Cezar Costa, Arcebispo de Brasília (DF), é vascaíno, e Dom Raymundo Damasceno de Aviz, de Aparecida-SP, é botafoguense.

Por fim, o Arcebispo da Amazônia (AM), Dom Leonardo Steiner, mantém uma torcida por um time de menor expressão. Trata-se do Criciúma, equipe que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

Um Papa Brasileiro?

O conclave, que teve o seu início nessa semana, segue em busca do sucessor para o Papa Francisco. Os sete brasileiros seguem como elegíveis, o que indica que a América do Sul pode, mais uma vez, receber um Papa.

De acordo com publicações recentes, é previsto que a Igreja mantenha uma linha mais progressista, como foi defendido por Francisco. Nesse sentido, o filipino Luiz Antonio Tagle segue como um dos favoritos.

Enquanto isso, em meio à clausura, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana ainda não chegou a um consenso sobre seu novo líder.

Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET

 

plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet