Foto: Divulgação/ Twitter Alverca
Antes de mais nada, o Alverca está de volta à Primeira Liga de Portugal após garantir o acesso na temporada 2024/2025. Ligado ao grupo administrado por Vini Jr , o clube encerrou, enfim, um longo período entre divisões secundárias e até ligas amadoras do futebol português.
A conquista vem após a compra da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do clube por um grupo de investidores ligado ao astro do Real Madrid. Nesse sentido, Vini Jr e seus sócios adquiriram entre 70% e 80% da SAD por 8 milhões de euros (R$ 50,5 milhões, na cotação atual).
O movimento marcou o início de uma nova fase no clube fundado em 1939, sediado em Alverca do Ribatejo, região metropolitana de Lisboa. Entre 1998 e 2003, a equipe já havia disputado a elite do futebol português , mas gerou crises financeiras profundas que os afastaram dos grandes palcos.
Agora, sob a liderança técnica de Vasco Botelho da Costa e com um projeto renovador, o Alverca conquistou a promoção com uma campanha sólida na Liga Portugal 2 em que venceu 17 partidas, empatou 12 encontros e perdeu apenas cinco nos 34 desafios disputados.
O envolvimento de Vinicius Júnior não ficou apenas nos bastidores : nas redes sociais, o craque brasileiro celebrou com entusiasmo o feito, publicando um “Vamoooooooos” que rapidamente viralizou entre os torcedores e fãs do jogador.
Antes de tudo, o projeto tem uma identidade forte brasileira dentro de campo. O elenco atual conta com 14 jogadores do Brasil, incluindo nomes como Caio Rosa, Pedro Bicalho e Eduardo Ageu (a meia é destaque com sete gols em 30 jogos), todos com passagem pelas categorias de base do Cruzeiro.
Ainda mais, o camisa 7 é Brenner Lucas, criado do Taubaté e do Bahia, que se notabilizou com 5 assistências na prova. A presença massiva de brasileiros reflete a estratégia da nova direção em apostar na formação e valorização de talentos sul-americanos.
Portanto, com o acesso garantido, o Alverca se junta a gigantes como Benfica, Porto e Sporting na elite do futebol luso. A expectativa agora gira em torno da próxima temporada, quando o clube tentará se firmar entre os principais do país com uma gestão moderna e investimentos direcionados.
Por fim, a ascensão dos ribatejanos mostra como a combinação entre gestão eficiente, aposta em jovens talentos e visão estratégica pode transformar a história de um clube. E para os torcedores, o grito é uníssono: o Alverca voltou — e quer ficar.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal
Antes de mais nada, o Corinthians mira uma escalada na tabela de classificação com vitória…
Antes de tudo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá um novo comandante a partir…
Primeiramente, Carlo Ancelotti segue no comando do Real Madrid, mas já atua nos bastidores da…
Glorioso tenta vencer o Flamengo
Filipe Luís deve ter o jovem como titular
Antes de tudo, o zagueiro Nino, de 28 anos, vem consolidando sua posição como um…