Yeferson Soteldo no Atlético-MG: entenda como estão as negociações entre clube e Santos
Antes de mais nada, o Atlético-MG é a prioridade Yeferson Soteldo para uma transferência no Brasil. Mesmo assim, o Santos dificulta um eventual acerto do atacante com o Galo. O venezuelano está convencido de que o melhor projeto esportivo é o do clube mineiro.
A Agência RTI Esporte apurou que Atlético-MG, Bahia e Fortaleza fizeram propostas pelo jogador no mercado da bola. O Galo, no entanto, vem à frente na disputa porque o atacante deseja voltar a ser comandado pelo técnico Cuca.
Tirando isso, nenhuma equipe está bem posicionada nas negociações. Falta um acordo com o Santos, que detém os direitos econômicos de Yeferson Soteldo. Contrato é válido até dezembro de 2027. O clube pede US$ 5 milhões (R$ 30,4 milhões, na cotação atual) para vende-lo.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Nesse momento, não há qualquer possibilidade de o venezuelano ser emprestado ao Galo. Uma negociação envolvendo dinheiro e troca de jogadores ainda pode acontecer. Para que esta possibilidade seja avaliada, a contrapartida técnica precisa ser vista como justa pelo Santos.
O Alvinegro Praiano, além de estar necessitando reforçar suas finanças, não deseja encher seu elenco com refugos, como se diz na gíria do futebol, trazidos de outros clubes. Os termos financeiros e os jogadores disponibilizados podem pesar na decisão final.
Ainda segundo apurou a reportagem, Yeferson Soteldo ainda alimenta o sonho de atuar na Europa. No fim de 2024, por exemplo, o jogador chegou a receber sondagens de clubes da Espanha, França e Itália. No entanto, as conversas não foram convertidas em propostas.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A reportagem da Agência RTI Esporte ouviu de duas fontes próximas ao estafe do jogador que nada está descartado no momento. Yeferson Soteldo e Santos seguem avaliando todas as possibilidades antes de optar ou não pelo negócio com o Atlético-MG.
Cada ponta do negócio se apega ao seu projeto. O Santos deseja mantê-lo no elenco e promete um time competitivo para brigar por vaga na Copa Libertadores da América de 2026. Por outro lado, o Atlético-MG tenta pelo lado afetivo, e Cuca foi quem fez contrato para contratá-lo.
Cuca entende que o time necessita de um “fato novo” em 2025. Com as saídas de Paulinho e Eduardo Vargas, o treinador alvinegro entende que precisa de um jogador para a ponta servindo o maior astro do Atlético-MG: o ídolo Hulk.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Por outro lado, o CIGA (Centro de Inteligência do Galo) monitorou outros jogadores no mercado da bola. Cuca, entretanto, insiste em ter o venezuelano em seu time. A ideia é formar um ataque com Tomás Cuello, Hulk e Yeferson Soteldo em 2025.