Espanha x Inglaterra: saiba como o foi a decisão da Euro 2024
É Tetra!!! A Espanha venceu a Inglaterra por 2 a 1, neste domingo (14), no Estádio Olímpico de Berlim (Alemanha), na decisão da Eurocopa e chegou ao quarto título da competição – a primeira seleção a alcançar essa marca no Velho Continente – e com 100% de aproveitamento. Os gols da partida foram marcados por Nico Williams e Oyarzabal pelo lado da Fúria; Cole Palmer descontou para os ingleses.
O Jogo
O primeiro tempo foi equilibrado com poucas oportunidades de gol para ambos lados. As duas seleções, apesar das tentativas de ataque, paravam nas fortes marcações no meio-campo. Com isso, Pickford, pelo lado da Ingalterra, e Unai Simón, pelo lado da Espanha, não tiveram trabalho ao longo dos 45 minutos iniciais.
Na segunda etapa, o jogo mudou logo no primeiro minuto: destaque da Espanha aos 16 anos, Lamine Yamal recebeu passe de Carvajal, driblou dois marcadores e encontrou Niko Williams, livre no lado esquerdo; o camisa 17 chegou batendo cruzado de primeira para fazer 1 a 0. Mesmo em vantagem, a Fúria Roja seguiu pressionando em busca do segundo gol. Aos 20′, Dani Olmo deu o passe para Yamal tirar a marcação de Luke Shaw e bater rasteiro no canto para grande defesa de Pickford.
No lance seguinte a Inglaterra chegou ao empate. Aos 27′, Saka aciona Bellingham na entrada da área, o camisa 10 escora para Palmer, que em seu primeiro toque na bola, acerta o cantinho direito de Unai Simón para deixar tudo igual no marcador. A partida se encaminhava para a prorrogação, quando, aos 41′, Oyarzabal encontrou Cucurella do lado esquerdo e o lateral devolveu na entrada pequena área para o camisa 21 chegar de carrinho e colocar a Espanha de novo a frente do placar.
Para quem achava que o jogo estava definido, aos 44′, a Inglaterra quase empatou a decisão novamente: após cobrança de escanteio, o zagueiro inglês Rice subiu mais do que a zaga espanhola e obrigou Unai Simón a fazer grande defesa. No rebote, Guéhi cabeceou para o gol e Dani Olmo apareceu em cima da linha para evitar o empate e garantir o tetracampeonato da Espanha.