Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Saiba por que o Flamengo não manteve Richard Ríos, destaque da Colômbia na Copa América

Destaque da Colômbia na última Copa América, o volante Richard Ríos surgiu para o futebol atuando nas divisões de base do Flamengo, em 2019. Após a bela exibição no torneio disputado nos Estados Unidos, muitos rubro-negros perguntam: por que o clube o dispensou? 

A Agência RTI Esporte apurou a diretoria considerava ter outros jogadores para a posição à frente do colombiano. Hoje, o meio-campista é um dos jogadores mais cobiçados no mercado da bola e vem sendo disputado por Crystal Palace, Everton, Fulham e Wolverhampton.

Publicidade

Richard, que completou 24 anos no dia 2 junho, estreou no time profissional do Flamengo após um surto de Covid-19 durante A Série A do Campeonato Brasileiro de 2020. Acabou sendo uma das apostas do espanhol Domènec Torrent, então técnico do clube, contra o Palmeiras.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

O meio-campista estreou bem num empate por 1 a 1 no Estádio Allianz Parque, em São Paulo. A boa atuação abriu caminho para integrar o elenco que venceu o Campeonato Carioca de 2021. Nesse meio tempo, ele disputou quatro partidas com a camisa rubro-negra.

Porém, não teve muitas chances para se firmar no elenco principal, já que João Gomes e Hugo Moura, outras duas crias das divisões de base, estavam à frente na ordem de preferência da comissão técnica encabeçada por Jorge Jesus.

Sem perspectivas de que seria aproveitado, Richard Ríos foi emprestado ao Mazatlán, do México, mas sofreu grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito em setembro de 2021.

Ficou inativo por sete meses e voltou aos gramados em abril de 2022, quando atuou 22 minutos da vitória por 2 a 0 sobre o Juárez pelo Campeonato Mexicano. Como foi o único jogo após a lesão, o clube decidiu não exercer a opção de compra dos direitos econômicos.

Em junho de 2022, Richard Ríos retornou ao Centro de Treinamento de George Helal. Aos 22 anos, assou a treinar separadamente do elenco profissional, uma vez que não seria aproveitado pelo técnico Paulo Sousa.

Dorival Júnior, que assumiu o lugar do treinador português no mesmo mês, também decidiu mantê-lo fora do elenco. A seis meses do fim do vínculo e com Richard podendo assinar pré-acordo com outra equipe, o Flamengo fez uma parceria com o Guarani.

Encerrou o vínculo com o colombiano, cedeu-o sem custos ao clube paulista, mas manteve 25% dos direitos econômicos. A decisão gera até os dias de hoje grande debate entre os torcedores rubro-negros.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

Richard Ríos foi contratado pelo Palmeiras em abril de 2023. A operação rendeu R$ 1,5 milhão aos cofres do Flamengo. O time comandado pelo técnico Abel Ferreira apresentou um plano de carreira e um projeto esportivo sólido ao jogador.

Com isso, superou as concorrências de Atlético-MG, Bahia, Corinthians e Fluminense que também disputavam o jogador. Pelo Guarani, disputou 20 partidas, 16 como titular, com três gols e uma assistência. Além disso, foi destaque do Bugre no Campeonato Paulista de 2023.

Em boa fase Palmeiras, Richard Ríos é peça importante no time comandado por Abel Ferreira. Fez 82 jogos, marcou cinco gols e fez duas assistências desde que foi contratado pelo clube. Além disso, venceu o Campeonato Brasileiro de 2023 e o Campeonato Paulista de 2024.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.