Há um clube na região centro de Portugal que encontrou nos treinadores brasileiros o caminho para a estabilidade e os bons resultados. O FC Oliveira do Hospital, atualmente no Campeonato de Portugal, equivalente à Série D do futebol brasileiro, segue invicto desde que passou a ser comandado por técnicos do Brasil.
A equipa está a apenas dois pontos da zona que dá acesso à fase de subida à Liga 3 e já soma três treinadores brasileiros nesta sequência positiva. O primeiro foi Léo Neiva, campeão na Tanzânia e na Jamaica, além de ex-técnico de São Cristóvão e Neves.
À frente do clube, por exemplo, alcançou cinco vitórias e quatro empates. Durante esse período, o técnico contou com o apoio de Eli Marques, também brasileiro, devido a uma ausência temporária por motivos pessoais.
No entanto, a saída definitiva de Léo Neiva levou a direção a manter a aposta no futebol brasileiro. Assim, Nilson Corrêa foi o escolhido para assumir o comando técnico. O ex-goleiro teve passagens como jogador por clubes como o Vitória e construiu grande parte da carreira no Vitória de Guimarães.
Apesar da experiência em Portugal, esta é a sua primeira oportunidade como treinador no país. Antes disso, comandou equipes como Flamengo-PE, Decisão, Retrô FC, Maguary-PE, Tirol, Colo Colo-BA e Caldense, em 2025.
Ao longo da carreira, conquistou uma Segunda Divisão do Campeonato Cearense e dois títulos da Segunda Divisão do Campeonato Pernambucano. Desde que chegou ao Oliveira do Hospital, Nilson soma duas vitórias e um empate. Além disso, a defesa ainda não sofreu gols sob o seu comando, reforçando o bom momento da equipa.
Elenco conta com 10 jogadores brasileiros
Para além da comissão técnica, o elenco também reflete a forte presença do Brasil. Atualmente, o clube conta com 10 jogadores brasileiros, sendo dois deles peças fundamentais. O meia ofensivo Marcelo Machado, formado no Red Bull Brasil, é o principal destaque, com 12 participações em gols em 15 jogos, seis gols e seis assistências.
Já o centroavante Weslei Ferreira, com passagem pelas bases de Cruzeiro, América-MG e Betim, divide a artilharia da equipa, com seis gols. Com um brasileiro no comando e vários em campo, o FC Oliveira do Hospital mantém-se invicto e promete lutar até ao fim para regressar à Liga 3, competição em que esteve presente nas últimas quatro temporadas.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal





