Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Paris 2024: Comitê Organizador Local chega a acordo com sindicato e dançarinos retiram aviso de greve na Cerimônia de Abertura

Pendência resolvida! O Comitê Organizador Local dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegou a um acordo com o Sindicato dos Artistas da França e, com isso, os dançarinos suspenderam o aviso de greve para a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas. Como a Agência RTI Esporte informou no fim da semana passada, o órgão que representa os artistas enviou uma carta à representação olímpica cobrando a igualdade salarial e de tratamento dos diferentes grupos de dança. A ameaça era de que se o acordo não fosse cumprido, os dançarinos entrariam em greve no dia da Cerimônia de Abertura, nesta sexta-feira (26), às 14:30h (horário de Brasília; 19:30h no horário local).

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Nesta quarta-feira (24), o sindicato informou que o Comitê Organizador Local e a empresa Panama24 – organizadora da festa inaugural das Olimpíadas – acataram todas as reivindicações dos dançarinos. Com isso, os salários foram todos igualados para €1.600 (R$9.600, na cotação atual), além de arcar com todos os custos de transporte e acomodação dos artistas.

Publicidade

A Agência RTI Esporte teve acesso ao comunicado emitido pelo Sindicato de Artista da França informando sobre o acordo. Confira:

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

“Na sequência do aviso de greve apresentado para defender os direitos e reivindicações legítimas dos artistas contratados pelo Paname24 para as cerimónias da JOP Paris 2024, recebemos esta manhã uma proposta final do Panama24 e Paris 2024 em resposta aos nossos pedidos. Propõe-se aumentar a remuneração dos direitos conexos ao nível da taxa para todos.

Publicidade
BR4BET - Experimente as melhores apostas esportivas na Br4bet

A SFA-CGT, de acordo com os artistas interessados, decidiu, portanto, validar esta proposta e suspender o aviso de greve para a cerimónia de sexta-feira, 26 de julho.

Esta sequência termina assim com uma vitória, que se não total, pelo menos responde às emergências levantadas, em particular a económica dos bailarinos precários de fora da região parisiense que pagam alojamento e formação para poder trabalhar. Os direitos conexos não se destinam a cobrir isto. Contudo, o aumento dos rendimentos permite sair da precariedade económica aqueles que se encontravam em grandes dificuldades.

No entanto, este ponto continua a ser uma forte tensão e iremos tratá-lo numa nova sequência sem aviso prévio que já está a ser aberta graças ao comunicado de imprensa de todas as organizações patronais e sindicatos de trabalhadores representativos do sector.

Apoiaremos e lutaremos pelo respeito pelos direitos de todos os artistas lesados ​​até ao fim, a fim de restaurar os seus direitos.

O que esta impressionante luta nos dá, coletivamente, a nós artistas, é a consciência de que a nossa precariedade não nos obriga a aceitar tudo. Na união de forças e vontades podemos conquistar respeito. A luta liderada por todos os coreógrafos do Paname 24 é exemplar.

Hoje celebramos a vitória da solidariedade, da coragem e o triunfo da inteligência colectiva que construiu e liderou este movimento a cada momento.

Paris 24 de julho de 2024″

(*) Lucas Maciel, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Paris

Publicidade
Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.