Alexander Barboza, do Botafogo, inicia processo para tirar cidadania uruguaia; saiba detalhes
Antes de mais nada, Alexander Barboza deu entrada para iniciar o processo para tirar a cidadania uruguaia. Em junho, o zagueiro, um dos símbolos do Botafogo na conquista da Copa Libertadores da América, deu entrada na documentação junto ao Governo do Uruguai.
A Agência RTI Esporte apurou que a ação, que aconteceu por iniciativa do próprio jogador, será benéfica para Marcelo Bielsa. Isso porque o treinador da seleção uruguaia pretende convocá-lo para defender a Celeste Olímpica nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Para obter a dupla cidadania, o zagueiro, que nasceu na cidade de Villa Celina, na Argentina, precisou cumprir algumas etapas antes da aprovação. Após ingressar com o pedido, as autoridades governamentais precisaram, por exemplo, analisar se ele pode passar para a próxima fase.
O zagueiro será submetido a uma prova para avaliar seu nível de conhecimento sobre a Constituição, conhecimentos gerais e a realidade socioeconômica do Uruguai. O exame, inclusive, é composto por cinco tarefas com 25 questões de múltipla escolha.
Em Montevidéu, por exemplo, o procedimento é realizado no Tribunal Eleitoral. O processo está caminhando rapidamente. Isso porque Alexander Barnoza possui “residência contínua em território nacional” e “bens suficientes para a manutenção própria e da família”.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Ainda segundo apurou a reportagem, o defensor alvinegro deve obter a cidadania uruguaia em, no máximo, 60 dias. Ele, portanto, ficará apto para ser convocado pelo técnico Marcelo Bielsa a partir da próxima Data Fifa, em março de 2025.
“Estou falando com meu representante. Quero focar aqui (no Botafogo). Só quero resolver os papéis e não criar ilusões. Não quero que isso suba minha cabeça e que depois me atrapalhe. Vou seguir trabalhando e se eu for convocado será uma felicidade muito grande”, disse em recente entrevista coletiva.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Por outro lado, Alexander Barbosa está na contagem regressiva para conquistar mais um título pelo Botafogo. Logo após vencer a Copa Libertadores da América e entrar na história alvinegra, o zagueiro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro.
O Clube da Estrela Solitária precisa vencer o Internacional, quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Beira-Rio, em Porto Alegre. Além disso, torce por um tropeço do Palmeiras diante do Cruzeiro, fora de casa, para faturar o Brasileirão de 2024.