CBF cogita demissão de Ramon Menezes e Branco após goleada para Argentina; dirigente do Atlético-MG entra na mira
Antes de mais nada, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já cogita a demissão do técnico Ramon Menezes após a goleada para o Argentina, por 6 a 0, nesta sexta-feira, 24, na primeira rodada do Campeonato Sul-Americano Sub-20.
A Agência RTI Esporte apurou que o presidente Ednaldo Rodrigues terá uma conversa com o treinador neste sábado, 25, e também com Cláudio Ibrahim Vaz Leal, o Branco, coordenador das seleções de base da CBF, por vídeoconferência.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Ednaldo Rodrigues, porém, não está com a delegação na Venezuela, algo que, a princípio, impede uma tomada de decisão imediata. Ramon Menezes foi contratado em 2022 quando a base acabou sendo restruturada pelo dirigente. O treinador assinou um contrato dentro das normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Dessa forma, não há multa prevista em caso de rescisão contratual, o que permite a CBF ter menos gastos em caso de demissão. Com a possibilidade de demissão de Ramon Menezes para o cargo, o coordenador técnico Branco, Tetracampeão com o Brasil em 1994, também deve deixar a CBF.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Ainda segundo apurou a reportagem, Ednaldo Rodrigues desejava reformular departamento de futebol de base desde 2024. Isso porque o Brasil não havia se classificado para os Jogos Olímpicos Paris-2024. Rodrigo Caetano, diretor executivo de seleções da entidade, terá a missão de conduzir todo o processo.
Ednaldo Rodrigues não deseja que as demissões sejam atribuídas exclusivamente a Rodrigo Caetano, que está há um ano no cargo, que terá autonomia para contratar treinador e novo coordenador de seleções para base.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Ainda não há um consenso se as demissões devem ser formalizadas imediatamente ou no fim da participação do Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-20. Internamente, porém, há o entendimento que tanto Branco quanto Ramon Menezes deixem suas funções na CBF.
Para o lugar de Branco, a CBF cogita contratar Erasmo Damiani, gerente geral das categorias de base do Atlético-MG, tido como um dos profissionais mais experientes quando tratamos de futebol de base.
Campeão olímpico com a seleção brasileira em 2016, ele participou do processo de formação de clubes como Palmeiras, Figueirense, Athletico Paranaense, CRB e Internacional. O gerente está no Galo desde 2021.