F1: Estoril Praia prepara homenagem a Ayrton Senna; saiba detalhes Quarenta anos após vencer no Estoril, Senna é homenageado com novo uniforme do clube

Antes de mais nada, o Estoril Praia vai entrar em campo com um uniforme histórico, dia 19 de abril, na partida contra o Sporting Braga. O jogo é válido pelo Campeonato Português. A equipe preparou uma homenagem a Ayrton Senna, lenda do esporte mundial, com um quarto uniforme inspirado no tricampeão da Fórmula 1.
Nesse sentido, a data e o local da partida não são coincidência. Em 21 de abril de 1985, há exatos 40 anos, Ayrton Senna conquistava sua primeira vitória na Fórmula 1, justamente no Circuito do Estoril, sob um temporal que lhe rendeu o apelido de Rei da Chuva.
Foi o início de uma trajetória lendária marcada por 41 vitórias em Grandes Prêmios e três títulos mundiais, sempre com carisma, coragem e uma ligação especial com Portugal. Ainda mais, o novo uniforme do Estoril Praia, que não será comercializado, é uma verdadeira peça de colecionador.
Predominantemente preto, o modelo traz detalhes em dourado na gola e nas mangas, evocando o design do Lotus 97T, carro pilotado por Senna naquela vitória histórica. Desta forma, as tradicionais faixas verde, amarela e azul marinho, presentes no lendário capacete do piloto.
Além disso, as cores também aparecem na frente da camisa, simbolizando as cores do Brasil e a essência do ídolo. Nas costas, em tamanho discreto, está o logótipo da Senna Brands, entidade que preserva e promove o legado do piloto.
Sob o mesmo ponto de vista, outros detalhes reforçam a homenagem: do lado direito, um bordado com a silhueta do circuito do Estoril e a data da vitória; do lado esquerdo, uma edição numerada com o gesto que Senna fazia ao cruzar a linha de chegada.
“É uma honra vestir essa camisa”, disse o médio brasileiro Vinícius Zanocelo
Por fim, Vinícius Zanocelo, único atleta brasileiro no elenco do Estoril Praia, comentou com orgulho sobre a homenagem: “Ayrton é um ídolo para o Brasil. Fiquei muito feliz por poder homenageá-lo desta forma. Ele é um herói que transmitia alegria num período difícil para muitos brasileiros. O uniforme ficou muito bonito. É uma honra vestir essa camisa”, referiu o jogador que foi formado no Ponte Preta tendo, ainda, jogado no Ferroviária, Santos e Fortaleza antes de chegar aos “canarinhos” de Portugal.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal