Fórmula 1: Conheça Rafael Câmara, revelação da F3, amigo de Gabriel Bortoleto e fã de Ayrton Senna Piloto pernambucano é uma das promessas do automobilismo brasileiro; Câmara obteve grande destaque no Oriente Médio

O piloto Rafael Câmara pode ser o próximo brasileiro a conquistar uma vaga na Fórmula 1. O pernambucano, que tem 19 anos, mora na Itália e hoje integra a Ferrari Driver Academy, programa que desenvolvimento de pilotos da equipe italiana.
O jovem nasceu em 2005 e iniciou a sua trajetória no kartismo brasileiro em 2014. O bom desempenho de Câmara o levou ao mundial de kart, onde conquistou o vice-campeonato em 2019 na categoria OK Júnior.
O piloto também conquistou outros prêmios no Velho Mundo. Entre estes estão: WSK Champions Cup, WSK Super Master Series e o Champions of the Future.
O contrato com a Ferrari teve o seu início em 2021 e o seu ingresso representou uma importante marca para o automobilismo brasileiro: Rafael Câmara foi o terceiro piloto tupiniquim a integrar a Academia de Pilotos italiana. Os outros foram Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof.
Câmara nos monopostos
A primeira oportunidade do brasileiro em monopostos aconteceu na Fórmula 4 dos Emirados Árabes. Pela Prema Racing, Câmara ffaturou o vice-campeonato com seis vitórias.
Além de correr no Oriente Médio, o piloto brasileiro também disputou a F4 Italiana e a Alemã, encerrando as duas temporadas na terceira posição do campeonato.
O bom desempenho no mundo árabe abriu portas para Rafael Câmara na Fórmula Regional do Oriente Médio, com a Mumbai Falcons, em 2023. Foram seis pódios e a terceira colocação no torneio.
Vale destacar que Rafael Câmara também disputou a Fórmula Regional Europeia (FRECA), terminando o campeonato na quinta posição.
O brasileiro ainda conquistou o título da FRECA, em 2024, com sete vitórias, sete poles e sete voltas mais rápida. Na tabela foram 309 pontos, 73 na frente do segundo colocado do torneio.
Por fim, Rafael Cãmara disputa o campeonato da Fórmula 3 da FIA pela equipe Trident.
Currículo do piloto
Campeão da FRECA (Fórmula Regional European Championship) em 2024, com uma vantagem de 73 pontos;
Vice-campeão Mundial de Kart;
Campeão do WSK Champions Cup;
Campeão da WSK Super Master Cup;
Campeão do Champions of The Future;
Campeão em todas as categorias de kart no Brasil;
Desde 2022: 20 vitórias, 52 pódios, 20 poles e 20 voltas mais rápidas;