Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Flamengo dispensa seis jogadores da base em nova reformulação feita por José Boto; veja nomes Desde a chegada do executivo português, o Rubro-Negro já demitiu cerca de 60 pessoas

Antes de mais nada, o Flamengo dispensou mais seis jogadores das categorias de base, como parte do processo de reformulação do Departamento de Futebol. Desde a chegada do diretor esportivo José Boto, o clube tem buscado alinhar a filosofia das divisões de formação com a do time principal, promovendo mudanças estruturais.

Quais jogadores foram dispensados?

Nesta sexta-feira, 23, o clube liberou os zagueiros Wesley Juan e Júlio Neto, o lateral-esquerdo Ainoã e os atacantes Lucas Oliveira e Lipão. Vale destacar que Ainoã esteve com o time profissional em 2025, o que reforça como a reformulação atinge também atletas próximos de subir ao time de cima.

Publicidade

Como começou a reformulação?

Além disso, o processo de renovação teve início em 16 de janeiro, quando o Flamengo desligou 50 pessoas entre jogadores e funcionários das categorias inferiores. Na sequência, o técnico Cleber dos Santos, campeão da Libertadores sub-20, deixou o comando da equipe, e o português Nuno Campos assumiu a função.

Quem é responsável pelas mudanças no Flamengo?

Além disso, atualmente, a reestruturação está sendo conduzida por José Boto, com apoio de Carlos Noval, gerente de futebol rubro-negro. O elenco sub-20, que já contou com 46 atletas – entre eles três estrangeiros –, vem passando por cortes graduais com o objetivo de facilitar a transição entre base e profissional.

Qual o histórico dos jogadores liberados?

Wesley Juan, zagueiro de 20 anos, chegou ao Ninho do Urubu em julho de 2024. Ele atuou no sub-19 do Acadêmica de Viseu, em Portugal, e no SKA Brasil sub-20 antes de iniciar testes no Flamengo. Por outro lado, Júlio Neto do sub-17, emprestado pelo Cuiabá, mas chegou a jogar no sub-20.

Publicidade

Por fim, Ainoã, lateral-esquerdo de 20 anos, chegou ao Flamengo no início de 2024, emprestado pelo Vitória-BA. Relacionado para quatro jogos do Cariocão 2025, ele atuou apenas por sete minutos contra o Nova Iguaçu. No ataque, Lucas Oliveira, revelado pela Portuguesa, e Lipão, que chegou em dezembro de 2023, também se despediram do clube.

plugins premium WordPress

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet