Antes de mais nada, o ex-goleiro da seleção brasileira Cláudio Taffarel encerrou, nesta quinta-feira (10), sua passagem pelo Liverpool. Contratado em 2021 como preparador de goleiros, o brasileiro fez parte de um dos períodos mais vitoriosos da história recente do clube inglês.
A Agência RTI Esporte apurou que Cláudio Taffarel deixa a equipe em meio à reformulação da comissão técnica após a saída do técnico Jürgen Klopp. A troca no comando técnico envolve também mudanças em outras áreas do Liverpool.
O tetracampeão com a seleção brasileira em 1994 será substituído por Xavi Valero, que chega com a equipe de Arne Slot, novo treinador do Liverpool. A reformulação inclui ainda Giovanni van Bronckhorst, ex-lateral da seleção holandesa, que terá papel importante no novo estafe.
Durante sua passagem, Cláudio Taffarel acumulou títulos expressivos com o clube inglês. Foram duas Premier Leagues, uma Champions League, duas Copas da Liga Inglesa e uma Copa da Inglaterra. Ele também se tornou referência na função na Europa.
Além dos troféus, o preparador foi peça-chave na evolução técnica dos goleiros do elenco, especialmente Alisson Becker, titular absoluto da Seleção Brasileira, considerado um dos melhores jogadores do mundo na posição nos últimos anos.
Ainda segundo apurou a reportagem, Cláudio Taffarel irá se dedicar exclusivamente a seleção brasileira onde integra a comissão técnica de Carlo Ancelotti. No entanto, ele não deve ficar por muito desempregado. Isso porque o Galatasaray, da Turquia, onde é ídolo, tem interesse em contratá-lo.
Apesar do interesse turco, Cláudio Taffarel pensa em dar uma pausa no trabalho no exterior para descansar e ficar perto da família no Brasil. Nesse momento, a ideia é voltar a trabalhar na Europa somente após a Copa do Mundo de 2025.
Onde trabalhou o ex-goleiro Cláudio Taffarel?
Antes de tudo, Cláudio Taffarel foi jogador do Internacional, Parma, Reggiana, Atlético-MG e Galatasaray. Pela seleção brasileira, conquistou a Copa do Mundo de 1994. Além disso, foi titular do Brasil nos Mundiais de 1990 na Itália, e 1998 na França.
Após pendurar as luvas, ele se tornou treinador de goleiros, trabalhando na seleção brasileira, Galatasaray e Liverpool. No clube inglês, por exemplo, ele trabalhou diretamente com os goleiros brasileiros Alisson Becker e Marcelo Pitaluga.




