Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Em momento instável, Fernando Diniz completa dois anos no comando do Fluminense

Há dois anos, o técnico Fernando Diniz voltava às Laranjeiras para comandar o time do Fluminense. Depois de uma primeira passagem, em 2019, em que o desempenho da equipe em campo não se traduziu em resultado, o técnico tricolor retornou buscando equilibrar o jogo característico de toque de bola e de envolvimento do adversário, em títulos.

Em 2022, ele chegou ao clube recém-campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca, ambos conquistados com o técnico Abel Braga. Por outro lado, o clube acabou sendo eliminado na fase prévia da Copa Libertadores para o Olímpia (PAR) ainda sob o antigo comando. Logo no início do trabalho, Diniz teve que conviver com nova eliminação: na Copa Sul-Americana, o Fluminense não passou às oitavas de final pelo saldo de gols.

Publicidade

Na sequência da temporada e o trabalho mostrando os resultados esperados, o Fluminense terminou 2022 como semifinalista da Copa do Brasil e em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, inclusive a frente de equipes com maior poder financeiro como Atlético-MG e Flamengo.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

O ano de 2023 foi a consolidação de um modelo de jogo que Diniz carregou por toda a carreira. E, dessa vez, com o mais importante: títulos. No início do ano, ele levou o Fluminense ao bicampeonato Carioca, conquista que não vinha há quase 40 anos. Com direito a goleada no Domingo de Páscoa, o Tricolor fez 4 a 1 sobre o rival rubro-negro e levantou a taça.

Publicidade
BR4BET - Experimente as melhores apostas esportivas na Br4bet
Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

Na Copa do Brasil, a queda teve como algoz o próprio Flamengo, nas oitavas de final. Apesar da eliminação, o foco era a conquista da primeira Copa Libertadores da América do clube. E a Glória Eterna do Fluminense e de Diniz veio em pleno Maracanã, no dia 04 de novembro de 2023, diante do Boca Juniors (ARG). Vitória por 2 a 1 na prorrogação e a consolidação do treinador como o Melhor Técnico da América, de acordo com premiação da CONMEBOL.

Em 2024, Diniz vem passando por altos e baixos com parte da torcida questionando o trabalho do treinador. Com o início da pré-temporada atrasada em um mês, devido a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro do ano passado, o elenco do Fluminense vem encontrando dificuldades nos primeiros meses do ano. Apesar disso, o clube conquistou a Recopa Sul-Americana contra a LDU (EQU), maior algoz do continente.

O Fluminense publicou uma homenagem a Fernando Diniz, apontado por muitos torcedores como o maior técnico da história do clube. Confira:

Publicidade
Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.