Antes de tudo, o Allianz Parque foi palco de uma noite especial para Vitor Roque. O atacante de 20 anos marcou três vezes na vitória do Palmeiras por 4 a 1 diante do Internacional, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Foi a primeira vez na carreira que o atleta fez um hat-trick, um feito que reforça sua ascensão no futebol brasileiro. Além disso, o feito de Vitor Roque quebrou marcas importantes. Foi o primeiro de um jogador do Palmeiras desde Raphael Veiga, em outubro de 2024, diante do Juventude.
Mais do que isso, ele se tornou o primeiro atleta do time a anotar ao menos três gols em um único tempo desde Rafael Navarro, que havia feito quatro contra o Independiente Petrolero pela Copa Libertadores da América de 2022.
Outro dado curioso: foi também o primeiro hat-trick em um primeiro tempo de Brasileirão desde Yuri Alberto, em 2021. O momento atual do atacante é ainda mais impressionante quando se observa os últimos cinco jogos.
Nesse período, ele participou de sete gols, sendo quatro bolas na rede e três assistências. Os números refletem uma fase artilheira e criativa, mostrando que Vitor Roque está cada vez mais decisivo no Verdão.
Números no Verdão só foram ultrapassados em 2023
Assim, com o desempenho contra o Internacional, Vitor Roque alcançou a marca de 10 gols em 38 partidas pelo Palmeiras. Este é o segundo maior número de gols em uma temporada desde sua estreia como profissional, em 2021, pelo Cruzeiro.
Apenas em 2023, no Athletico-PR, o camisa 9 teve um ano mais produtivo tendo feito 21 gols e sete assistências. Posteriormente, seguiu-se a experiência em Espanha, no Barcelona e no Bétis, em que não terá tipo tempo suficiente para brilhar.
Agora, regressou ao Brasil e pretende continuar um percurso de evolução e talento, mostrando ser um “diamante” ainda com muito para lapidar pelo técnico Abel Ferreira. Portanto, o futuro se mostra promissor.
Com mais rodagem, Vitor Roque tem tempo para consolidar todo o talento identificado desde cedo e se firmar como um dos grandes centroavantes do país. Por fim, caso mantenha o ritmo, pode até abrir caminho para conquistar espaço na Seleção Brasileira de Carlo Ancelotti.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal




