Fórmula 1 hoje: começam audiências do processo movido por Felipe Massa no caso “Crashgate”

Brasileiro pede indenização milionária após incidente no GP de Singapura de 2008; Massa alega que foi prejudicado pelo dono da categoria

Felipe Massa

O processo de Felipe Massa contra a FIA, onde questiona o resultado do campeonato de Fórmula 1 de 2008, ganhou uma nova etapa com o início das audiências em Londres, nesta semana.  O piloto brasileiro, que reivindica o título da temporada, pede uma compensação financeira de US$ 82 milhões. O caso ficou conhecido como “Crashgate”.

Naquela temporada, Massa, então na Ferrari, liderava o Grande Prêmio de Singapura até Nelson Piquet Júnior, da Renault, cometer um acidente proposital para beneficiar o seu companheiro, Fernando Alonso. O safety car entrou nas ruas do Marina Bay, mantendo os carros alinhados.

Massa buscou o pit stop, mas sofreu com um erro da Ferrari, que o liberou com a mangueira de combustível acoplada em seu tanque. Sendo assim, o brasileiro perdeu oportunidades de vencer, abrindo espaço para o título de Lewis Hamilton, na época, na McLaren.

Como é o processo de Felipe Massa?

Felipe Massa pede o reconhecimento de que Piquet Júnior recebeu a ordem para provocar o acidente, o que favoreceu a Fernando Alonso.

Vale ressaltar também que o brasileiro utiliza uma entrevista concedida por Bernie Ecclestone, antigo proprietário da Fórmula 1, onde ele afirma que sabia da manipulação antes do caso ganhar repercussão.

Por outro lado, Ecclestone já se manifestou sobre o incidente e segundo o ex-gestor da categoria foi necessário omitir o fato para preservar a imagem da Fórmula 1.  De acordo com o empresário, a sua declaração foi “mal traduzida”.

Por fim, Felipe Massa solicita o pagamento de US$ 82 milhões, o que segundo ele, estão inclusas perdas financeiras e danos morais.

O juiz Sir Robert Jay, responsável pelo caso, vai intimar Bernie Ecclestone e pode encerrar o processo na fase inicial, caso as provas apresentadas não tenha fundamentos.

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima