O piloto Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, foi ameaçado de morte após o Grande Prêmio do Catar, realizado no último domingo (30). A saber, o jovem talento foi acusado por ter errado propositalmente para beneficiar Lando Norris na disputa pelo título do Mundial de 2025.
Conforme publicação do The Guardian, da Inglaterra, o italiano recebeu mais de 1100 comentários com ofensas, insultos e ameaças em suas redes sociais. Enquanto Antonelli respondeu com a remoção de sua foto, a RBR, equipe de Max Verstappen, lamentou o incidente.
O time dos touros vermelhos foi enfático ao excluir uma possível responsabilidade do piloto da Mercedes.
“Comentários feitos antes do fim e imediatamente após o GP do Catar sugerindo que o piloto da Mercedes, Kimi Antonelli, teria permitido deliberadamente que Lando Norris o ultrapassasse estão claramente incorretos”, iniciou a Red Bull.
“As imagens mostram Antonelli perdendo momentaneamente o controle do carro, permitindo assim que Norris o ultrapassasse. Lamentamos sinceramente que isso tenha levado Kimi a receber ataques online”, completou.
O que a FIA disse sobre o incidente envolvendo Antonelli?
A Federação Internacional de Automobilismo também emitiu nota sobre o erro de Andrea Kimi Antonelli. Sendo assim, a entidade pediu “respeito e compaixão” pelo calouro da Mercedes.
“A FIA, e sua campanha Unidos Contra o Abuso Online, condenam o abuso e o assédio em qualquer forma. Permanece absolutamente crucial que todos que operam dentro do nosso esporte possam fazê-lo em um ambiente seguro e respeitoso”, explicou a FIA, antes de complementar.
“Apoiamos Kimi Antonelli e pedimos à comunidade em geral, online e offline, que trate pilotos, equipes, oficiais e todo o ecossistema esportivo com o respeito e a compaixão que eles merecem”.
O que aconteceu na corrida?
O incidente aconteceu na penúltima volta do Grande Prêmio da Catar. Norris ultrapassou Antonelli após falha do italiano, o que o colocou na quarta colocação da corrida.
Com o quarto posto, Lando conquistou 12 pontos na corrida, o que fortaleceu o seu favoritismo na disputa pelo título desta temporada.
O resultado não agradou ao engenheiro de Max Verstappen, Giampiero Lambiase. Para ele, Antonelli facilitou para Lando Norris.
“Foram duas vezes em que ele mais ou menos deu passagem para o Lando (Norris). Foi tão óbvio. Agora o Antonelli ajuda nosso principal concorrente”, explicou.
“Na Áustria, ele estava batendo na traseira (do Verstappen) – declarou, referindo-se ao acidente provocado por Antonelli que tirou o holandês do GP da Áustria”, concluiu.




