O Coritiba, que retorna à Série A do futebol brasileiro em 2026, anunciou uma importante mudança em sua SAF. O clube tem agora um novo investidor, que é o Grupo Independiente del Valle. De acordo com o comunicado do Coritiba, a sociedade é uma decisão estratégica para fortalecer o projeto esportivo e institucional.
O novo sócio do Coritiba é conhecido pelo seu principal clube, o equatoriano Independiente del Valle. Aliás, o clube é uma das principais referências no futebol sul-americano no sentido de revelar novos jogadores.
Neste sentido, a parceria com o Coritiba será importante e focada na contribuição de conhecimento, metodologia e experiência do Del Valle. Desse modo, o grupo é agora um acionita na SAF do Coritiba.
A ideia da parceria é que seja semelhante à outras estruturas já apresentadas no futebol brasileiro. Os principais exemplos são o Grupo City, que é gestor do Bahia, além da Eagle Football Holding, responsável pelo Botafogo. Além do Coritiba, o grupo IDV também controla o Numancia, da Espanha, e o Atlético Huila, da Colômbia.
Veja o comunicado do Coritiba:
Após um grande ano esportivo, com a conquista de um título nacional e o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o Coritiba Foot Ball Club dá sequência em seu projeto de reestruturação, liderado por OutField e Treecorp, co-gestoras do Clube. Nesta segunda-feira (15), a direção anuncia um novo sócio investidor estratégico: o Grupo Independiente Del Valle, do Equador, que tem atualmente um dos principais projetos de formação de atletas do continente, será um acionista minoritário do Clube a partir desta data.
O movimento faz parte de uma decisão estratégica que visa a fortalecer o projeto esportivo e institucional do Coritiba, contando com o apoio do Grupo IDV, que contribuirá com conhecimento, metodologia e experiência.
A entrada dos novos sócios não altera o controle do Clube.




