Antes de mais nada, o Atlético-MG recusou uma proposta do Alanyaspor, da Turquia, para negociar o atacante Júnior Santos. A diretoria aguarda uma nova oferta pelo jogador de 31 anos teve o nome incluído na lista de dispensas pelo técnico Jorge Sampaoli.
A Agência RTI Esporte apurou que o Atlético-MG rechaçou oferta de 5 milhões de euros (R$ 32,3 milhões, na cotação atual) por 80% dos direitos econômicos e optou por manter o atacante no elenco alvinegro.
O valor ficou distante dos 8 milhões de euros (R$ 48 milhões) pagos ao Botafogo no início de 2024, quando o clube mineiro decidiu investir alto em um jogador que teve passagem vitoriosa pelo Glorioso e que assinou contrato válido até dezembro de 2027.
A negativa não foi apenas financeira. Internamente, o Atlético-MG entende que a trajetória de Júnior Santos no clube ainda está em aberto e que os números abaixo do esperado têm relação direta com um primeiro ano marcado por interrupções físicas.
O principal obstáculo foi físico. Júnior Santos sofreu duas lesões musculares ao longo da temporada, ambas na região posterior da coxa, que o afastaram dos gramados por períodos relevantes. Somados, os afastamentos consumiram pouco mais de três meses.
Ainda segundo apurou a reportagem, esse diagnóstico ajuda a explicar o fato de Júnior Santos ter sido colocado na lista de ‘jogadores dispensáveis’ pelo Atlético-MG. Nos bastidores, a diretoria trabalha para conseguir parte do investimento feito para tirá-lo do Botafogo.
O próprio jogador parece alinhado a essa leitura e deseja se transferir para um clube onde tenha condições de atuar com mais frequência. Ele abriu mão das férias para permanecer em Belo Horizonte e realizar um trabalho de recuperação física, com foco na prevenção de lesões.
Quando Júnior Santos foi contratado pelo Atlético-MG?
Antes de tudo, Júnior Santos chegou no Atlético-MG em fevereiro de 2025. Desde então, disputou 28 partidas pelo Atlético-MG. Nesse ínterim, marcou dois gols e contribuiu com duas assistências. Além disso, integrou o elenco que venceu o Campeonato Mineiro.
Antes de ser contratado pelo Galo, o jogador teve passagem vitoriosa pelo Botafogo. Em 2024, sob o comando do técnico português Artur Jorge, venceu a Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.




