Antes de tudo, o atacante Rayan, do Vasco, foi um dos destaques do clube na temporada 2025. Cria da Barreira, o jogador iniciou a sua trajetória pelo time de São Januário na infância.
Além da Rayan, o Gigante da Colina tem a fama de revelar grandes talentos para o futebol nacional e internacional. Entre estes está Romário, considerado um dos maiores atacantes da história do esporte.
O Baixinho começou a sua carreira nas categorias de base da Colina. Após a sua passagem pelo Vasco, Romário vestiu as camisas de clubes como PSV Eindhoven, Barcelona, Valencia, Flamengo e Fluminense.
Vale ressaltar que Romário conquistou quatro títulos em suas duas passagens pelo Vasco. O bicampeonato do Campeonato Carioca em 1987 e 1988, o Brasileirão em 2000 e a Copa Mercosul também em 2000.
O grande destaque da carreira de Romário foi o tetracampeonato da Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos. Naquela época, pela Seleção Brasileira, o Baixinho investiu na desenvoltura para brilhar ao lado de Bebeto, outro ídolo da torcida do Vasco.
Outros jogadores que surgiram no Vasco
O celeiro vascaíno teve a oportunidade de revelar outros jogadores que foram determinantes para o Vasco em sua história centenária.
A saber, Edmílson, Philippe Coutinho, Juninho Pernambucano, Helton, Dedé e Andrezinho são alguns dos nomes que iniciaram as suas carreiras na base do clube.
O processo de formação dos jogadores vascaínos conta com grande consistência. Logo, neste contexto, o Vasco se destaca por manter viva a identidade do clube em seus jogadores.
Rayan surgiu como promessa e logo ganhou o seu espaço junto ao elenco de Fernando Diniz. Vale ressaltar que o atacante desbancou o argentino Pablo Vegetti, artilheiro do Vasco, ao assumir a titularidade.
Por fim, pelo Gigante da Colina, o jovem Rayan marcou 20 gols e contabilizou uma assistência em um total de 54 jogos neste ano. A saber, Rayan atuou como titular em 49 partidas.




