Antes de tudo, o mercado da bola segue quente, como a onda de calor que castiga o Brasil neste fim de 2025. Fora de campo, os clubes vivem dias intensos de ajustes internos após uma temporada marcada pelo amplo domínio do Flamengo nas principais competições. A palavra de ordem é reformulação, com mudanças em elencos e, sobretudo, nos bastidores.
Entre os que ainda buscam encaixar as peças, o Internacional acelera decisões estratégicas para 2026. A dança das cadeiras continua longe do gramado e ganhou novo capítulo com a definição de um nome para comandar o departamento de futebol. Dessa forma, o clube entende que a reconstrução passa por gestão firme e conhecimento do ambiente.
Nesse cenário, o Inter encaminhou a chegada de Fabinho Soldado para o cargo de executivo de futebol. Ex-Corinthians e Flamengo, o dirigente surge como escolha da diretoria após a saída de André Mazzuco. A negociação avançou nos últimos dias e está bem alinhada, mas só deverá ser divulgada a partir de janeiro por questões jurídicas.
Recentemente, durante o evento beneficente “Craques da Paz”, Fabinho Soldado foi questionado sobre o próximo passo na carreira e admitiu a porta aberta pelo Internacional. “O Inter é um clube que procura, sempre teve aproximação grande por eu ter jogado lá, conhecer o Abel Braga, mas não é só por isso. A procura existe pela competência, pelo profissional que sou, não só no Internacional”, disse o dirigente.
Fabinho Soldado ganhou experiência atuando nos bastidores de grandes clubes brasileiros?
O histórico positivo de Fabinho Soldado com o clube pesou na decisão. Como jogador, ele fez parte de um dos períodos mais vitoriosos do Internacional, o que fortaleceu a confiança da diretoria em seu perfil. Além disso, acumulou experiência que o credencia a assumir o cargo e atuar ao lado de Abel Braga.
Fabinho iniciou a trajetória como gestor no Flamengo, em 2017, e foi promovido a gerente de futebol em 2021. Em janeiro de 2024, assumiu o cargo de executivo de futebol do Corinthians, ampliando o repertório em um ambiente de grande pressão e exposição nacional.
Por fim, no dia 21 de dezembro, no Maracanã, Fabinho Soldado conquistou a Copa do Brasil pelo Corinthians. Nem mesmo o título garantiu permanência. Durante a comemoração, ele deixou o futuro em aberto. Agora, o desfecho se aproxima, com Porto Alegre como possível próximo destino.




