Antes de tudo, a tradicional corrida de São Silvestre chega a sua centésima edição nesta quarta-feira (31). A maratona, que marca o último dia do ano, terá a largada do pelotão de elite às 7h40 (de Brasília), na Avenida Paulista, em São Paulo.
Ao todo, 55 mil corredores se inscreveram para disputar esta edição da São Silvestre. A saber, o número é um recorde para a maratona ao longo dos cem anos.
A prova conta com um percurso de 45 km. Logo, neste prisma, pontos turísticos de São Paulo, como Estádio Pacaembu, Theatro Municipal, Praça da República e Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) são alguns cenários percorridos por corredores ao longo da maratona.
Domínio feminino na edição de 2025
Outro fator curioso está relacionado ao número de mulheres inscritas. A saber, nesta edição, serão 25.850 corredoras, o que representa o percentual de 47% dos atletas confirmados.
O Brasil tem grande tradição na Corrida de São Silvestre, mas não sobe no alto do pódio há um certo tempo.
O último brasileiro a vencer a maratona foi Marilson dos Santos, em um distante 2010. Já em relação às mulheres, Lucélia Peres se sagrou campeã na edição de 2006.
Vale destacar que a primeira edição da Corrida de São Silvestre aconteceu no ano de 1925. A maratona, idealizada pelo jornalista Cásper Líbero, passou por algumas adaptações ao longo do tempo, o que incluem mudanças nos horários e trajetos.
Onde assistir a 100ª edição da maratona?
A Rede Globo e TV Gazeta ficarão responsáveis pela transmissão ao vivo do evento.
O primeiro pelotão, formado por cadeirantes, terá a sua largada às 7h25 (de Brasília). Já os atletas de elite iniciarão o percurso às 7h40 (de Brasília).
Veja a grade de horários
7h25 – Atletas PCD (cadeirantes)
7h40 – Elite feminina
8h05 – Elite masculina
8h06 – PCD (demais categorias)
8h08 – Pelotão premium (masculino e feminino)
8h10 – Pelotão geral (masculino e feminino)




